Fale Conosco

22 de março de 2018

Saúde lembra Dia Mundial da Água com atividades para estudantes de escolas públicas



ses dia mundial da agua com estudantes da rde publica foto ricardo puppe 2 270x191 - Saúde lembra Dia Mundial da Água com atividades para estudantes de escolas públicasA Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Ambiental, preparou uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Água, lembrado nesta quinta-feira, 22 de março. As atividades começaram às 9h, no Espaço Cultural, na capital, e contou com a participação de estudantes de escolas públicas estaduais e municipais.

O evento começou com a apresentação da peça “Água Mole em Pedra Dura, Tanto Bate Até que Fura”, da Companhia Arretado Produções Artísticas. Durante a apresentação, com o intuito de mostrar a importância do uso racional da água, os atores representaram situações cotidianas como um banho mais demorado, vazamento na rua, lavagem do carro e limpeza das calçadas. A estudante Amanda Júlia, de 7 anos, aprendeu a lição. “Gostei demais da peça e das brincadeiras. A gente não deve gastar tanta água, porque ela pode acabar. Vou diminuir o tempo no banho e deixar pra brincar depois”, comentou.

ses dia mundial da agua com estudantes da rde publica foto ricardo puppe 9 270x191 - Saúde lembra Dia Mundial da Água com atividades para estudantes de escolas públicasO gerente de Vigilância Ambiental da SES, Geraldo Menezes, aproveitou a oportunidade e ressaltou o papel fundamental da água para a vida de todos.

“A água gera vida para animais, plantas e, assim, perpetua a vida humana. Este é um dia para reverenciar e reconhecer a importância da água, mas o dia da água deve ser sempre! Vamos lutar para a preservação do meio ambiente e refletir sobre o consumo correto da água, para que as próximas gerações possam usufruir dela”, alertou.

Geraldo lembrou que os casos de dengue, zika e chikungunya estão diretamente relacionados à água. “Não podemos esquecer as doenças relacionadas ao Aedes aegypti, pois é na água parada que suas larvas se reproduzem. Então, se você mantém a água tratada, bem cuidada e protegida, com certeza não haverá criadouros do mosquito”, explicou.

ses dia mundial da agua com estudantes da rde publica foto ricardo puppe 7 270x191 - Saúde lembra Dia Mundial da Água com atividades para estudantes de escolas públicasA professora do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Anita Trigueiro do Vale, Gabriela Lima, comentou que para as crianças é motivo de muita alegria participar de eventos como esse. “Notamos que os pequenos são muito carentes, o acesso à cultura e atividades diferentes é sempre encantador. Desde que entraram no Espaço Cultural, tudo envolve alegria, entusiasmo e, claro, conhecimento. É um prazer vê-los aprendendo fora do espaço da escola e com tanta animação”, comemorou.

Foram montados, ainda, espaços temáticos das secretarias e dos órgãos estaduais para tirar dúvidas e fazer abordagens sobre como usar racionalmente a água, segurança em atividades de lazer (praia, piscina, açude) e o armazenamento adequado. Na sexta-feira (23), a mesma programação será no Sesc Campina Grande, começando às 14h.