João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde investiga suspeita de morte por meningite em João Pessoa

sexta-feira, 27 de maio de 2011 - 15:35 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde está investigando a morte de uma criança de cinco anos ocorrida no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na manhã desta sexta (27), com suspeita de meningite.

“Estamos ainda investigando este caso, mas não podemos confirmar se foi meningite. O protocolo exige que exames sejam realizados para confirmação. Se for confirmado, o próximo passo é identificar qual o tipo da doença”, explicou Júlia Vaz, gerente de Vigilância em Saúde da SES

Em 2011, foram constatados 10 casos de meningite em nove municípios da Paraíba. Na capital, foram registrados dois.  Os demais foram em Alagoa Nova, Bananeiras, Bayeux, Bonsucesso, Rio Tinto, Santa Rita, São Bento e São João do Tigre, sendo um em cada município.

Meningite – A meningite é uma infecção das membranas (meninges) que pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou protozoários. A doença, geralmente, pode estar associado a um quadro infeccioso respiratório, podendo ser viral ou bacteriano, provocado por otites (infecção do ouvido), amigdalites (infecção na garganta), entre outros.

Os principais sintomas da doença são dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, rigidez na nuca e certo grau de confusão mental. Também há sinais gerais de um quadro infeccioso, incluindo febre alta, mal-estar e até agitação psicomotora.