Fale Conosco

21 de maio de 2009

Saúde inscreve projetos de prevenção e assistência a pessoas com HIV e Aids



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inscreve, até a próxima segunda-feira (25), projetos comunitários nas áreas de prevenção e assistência às pessoas vivendo ou convivendo com o vírus HIV e Aids. Os projetos inscritos passarão por seleção pública da comissão intersetorial composta, inclusive, por membros da sociedade civil organizada. Dez desses projetos serão escolhidos para receber financiamento dos governos Federal e do Estado e desenvolver atividades e ações de caráter preventivo e de assistência. De junho de 1985 a dezembro de 2008, a SES notificou 3.745 casos de Aids no Estado, sendo 2.547 de homens e 1.198 de mulheres. 

O financiamento dos projetos se destina a organizações não-governamentais (ONGs) e entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, sediadas na Paraíba. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição do último dia 14, tornando pública a realização da seleção com base na portaria GM nº. 2313/02, de 19 de dezembro de 2002, do Ministério da Saúde.

De acordo com a gerente operacional do Núcleo de DST/Aids, Marta Brasileiro, esses projetos irão subsidiar o Governo do Estado na realização de ações destinadas ao controle da epidemia de AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis. “A Paraíba desenvolve ações em articulação com a sociedade civil e outros órgãos governamentais. Estamos também dando oportunidade para que a sociedade nos ajude a construir a política de saúde, visando à promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com Aids no Estado”, disse.

O edital para a inscrição de projetos comunitários nas áreas de prevenção e assistência às pessoas que vivem com HIV/Aids pode ser encontrado na página eletrônica da SES, pelo endereço www.saude.pb.gov.br.

Andréa Batista, da Secretaria de Saúde