Fale Conosco

16 de agosto de 2012

Saúde inicia Serviço de Tratamento Assistido aos pacientes com hepatites virais



Começou nesta quinta-feira (16) o atendimento do Serviço de Tratamento Assistido (STA) aos pacientes diagnosticados com algum tipo de hepatite viral, implantado no Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em João Pessoa. O novo serviço conta com equipe multiprofissional, formada por 20 especialistas, como assistentes sociais, psicólogo, enfermeiros, nutricionista, além de permitir a realização de exames laboratoriais, raio-x e tomografia.

De acordo com a diretora do Clementino Fraga, Adriana Teixeira, o novo serviço oferece mais comodidade aos pacientes diagnosticados com algum tipo de hepatite viral, já que poderá suprir todas as necessidades de seu tratamento em um único lugar. “Nós centralizamos todos os serviços. Antes, o paciente vinha ao hospital para ser dignosticado, precisava ir a outro local para pegar a medicação e retornar ao hospital para realizar o tratamento. Agora, o paciente encontrará tudo o que é necessário para sua recuperação em um só lugar”, explicou.

Adriana Teixeira ainda informou que o Hospital Clementino Fraga dispõe de infectologistas que atuam em plantões 24h para o atendimento de emergências.

Dispensação de medicamentos – A dispensação dos medicamentos com atenção farmacêutica para o tratamento das hepatites virais é realizado pelo Governo do Estado, por intermédio do Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), que por sua vez passa a encaminhá-los para o STA do Clementino Fraga, onde será realizada aplicação. “Nesta quinta-feira promovemos a capacitação dos profissionais que atuam no hospital para a aplicação dos medicamentos dispensados”, informou a diretora do Cedmex, Gilcélia Ribera.

Atualmente, aproximadamente 95 pessoas na Paraíba recebem medicamentos para o tratamento das hepatites B e C, gratuitamente. Entre os medicamentos que fazem parte do elenco no Cedmex para o tratamento da hepatite B estão o alfainterferona (três apresentações), alfapeginterfona (quatro apresentações), lamivudina (duas apresentações), adefovir, entecavir e tenofovir. Já para o tratamento da hepatite C, o Cedmex disponibiliza o alfainterferona (três apresentações), alfapeginterfona (quatro apresentações), alfaepoetina, ribavirina e filgrastim.