Fale Conosco

20 de maio de 2012

Saúde faz apelo a grupos prioritários para imunização contra Influenza



Até esta sexta-feira (18), 265.834 pessoas foram vacinadas contra os vírus  da Influenza A e B. Esse número equivale apenas a 41,76% da meta, que é vacinar 636.595 pessoas. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está reforçando o apelo para que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário sejam imunizadas. A campanha de vacinação tem como grupos prioritários crianças de seis meses a dois anos, mulheres gestantes, profissionais que trabalham na área da saúde, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais e as privadas de liberdade.

A gerente executiva de Vigilância em Saúde do Estado, Júlia Vaz, enviou no último dia 10 uma nota às Gerências Regionais de Saúde, solicitando mais empenho junto às Secretarias Municipais, para reverter esse quadro. De acordo com ela, é importante que a população que pertence ao grupo prioritário seja vacinada. “Considerando que a Paraíba já confirmou dois casos de Influenza A (H1N1) em 2012 e que a vacina é a melhor forma de prevenção da Influenza, é imprescindível que o grupo prioritário se vacine, pois é o grupo que está mais suscetível às suas possíveis complicações”.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza A e B na Paraíba foi aberta no dia 5 de maio, na Baía da Traição. Esta foi a primeira vez que o Governo do Estado lançou uma campanha de vacinação em uma aldeia indígena. A abertura aconteceu com os índios potiguaras da Aldeia do Galego.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza A e B acontece até o dia 25 de maio, em todos os municípios paraibanos. As doses foram disponibilizadas nos mais de mil postos de saúde administrados pelas Secretarias Municipais de Saúde da Família. A população carcerária começa a receber as vacinas após o dia 25 de maio. Quanto às pessoas que não estão incluídas nos grupos prioritários, só serão vacinadas após o encerramento da campanha.

Números da Campanha de 2011 – A SES conseguiu superar a meta do Ministério da Saúde e vacinou 87,21% do público alvo.

Serviço – A população pode tirar qualquer dúvida sobre a Campanha de Vacinação contra a Influenza A e B 2012 ligando para o Núcleo de Imunização da SES, no número 3218-7388.