Fale Conosco

20 de junho de 2009

Saúde Estadual abre campanha de vacinação contra pólio



“Muito mais do que uma ação de cidadania, vacinar é uma ação de amor que revela o compromisso dos pais pela saúde e bem-estar dos filhos”, afrmou a secretaria-executiva da Saúde, Lourdinha Aragão, durante a abertura oficial do ‘Dia D’ da 29ª campanha de vacinação infantil contra a poliomielite. O evento aconteceu na manhã deste sábado (20), na Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira, na Capital. As crianças que não puderam ser vacinadas neste sáado devem ser levadas a um posto de saúde na próxima semana.

Representando o governador José Maranhão e o secretário estadual de Saúde, José Maria de França, Lourdinha destacou a parceria com o Ministério da Saúde e as prefeituras municipais dos 223 municípios paraibanos para conquistar a meta de imunizar pelo menos 95% das 316 mil crianças paraibanas, na faixa etária de 0 a 5 anos.

“O  ‘Dia D marca uma etapa importante no calendário vacinal, pois mesmo a pólio já erradicada no Brasil, precisamos assegurar através da vacinação, que não haja retorno da doença, que deixa graves sequelas para os portadores. Não há outro meio seguro de prevenir a doença a não pela vacina”, lembrou Lourdinha Aragão.

Duas gotinhas  – O policial militar, Marcos Pereira Lima, pai de Marcos, 5 anos, e de Davi, 2 anos, informou que apesar de residir próximo à uma unidade básica de saúde no bairro José Américo, preferiu levar seus filhos para participarem das atividades do ‘Dia D’ contra a pólio e tomar as duas gotas eu protege contra a doença. Para ele, o evento significa uma festividade em prol da cidadania.

“Promover ações de vacinação representa uma atitude do governo em incentivar as futuras gerações a participarem das campanhas e encará-las de uma forma alegre, como estamos vendo aqui”, disse. Marcos Pereira lembrou que regularmente leva os filhos para vacinar, e neste sábado, particularmente, acordaram mais cedo para tomar as duas doses contra a pólio e ver o personagem Zé Gotinha.

Já a dona-de-casa, Daniele de Araújo, mãe de Giovana de sete meses, destacou que a ação do governo é muito importante. “O governo está aqui ajudando a proteger nossos filhos contra uma doença que pode fazer eles sofrerem e trazer muitas consequências graves”, argumentou.

Além da secretaria-executiva da Saúde, Lourdinha Aragão, também participaram da solenidade oficial de abertura do ‘Dia D’ de vacinação contra a poliomielite, o vice-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra; a secretária de Saúde da capital, Roseana Meira; o vereador João Corujinha (PSDC) e o deputado estadual, João Gonçalves (PSDB).

450 mil doses – O chefe do Núcleo de Imunização da SES, Walter Albuquerque, lembra a população, que a 1ª etapa da vacinação contra a poliomielite se estende até o próximo dia 30 e, para isso, as 450 mil doses da vacina contra a poliomielite estão disponíveis nos 1.150 postos do Estado que contam com a força-tarefa de 4.223 profissionais de saúde.

As crianças que forem vacinadas contra a paralisia até o final deste mês, também deverão passar pela segunda etapa da campanha que acontecerá no dia 22 de agosto em todo o país.  “Na zona rural e locais de difícil acesso, a 1ª etapa da campanha contra a pólio na Paraíba começou no dia 5, e na zona urbana começou oficialmente neste sábado (20)”, informou Walter Albuquerque.

Assessoria de Imprensa da SES-PB