João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde e cidadania ao alcance de todos é o tema do projeto

sexta-feira, 23 de outubro de 2009 - 16:54 - Fotos: 

“Saúde e cidadania ao alcance de todos” é o tema do projeto ‘Praça da Gente’, que o Governo do Estado inicia no próximo sábado (31), nos municípios paraibanos. A primeira cidade a receber os serviços será Guarabira, município do Brejo paraibano com 56.136 habitantes. Quem passar pela ‘praça’ poderá fazer exames e testes rápidos, doar sangue, visitar o salão de beleza, assistir filmes, pegar mudas de árvores, tirar documentos, se aposentar, se casar e pedir divórcio, além de uma série de outros serviços que serão oferecidos no mesmo espaço, através de uma força-tarefa, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a participação de vários órgãos estaduais e parceiros.

O secretário de Saúde, José Maria de França, explicou que a preocupação do governo é contribuir com as ações executadas pelos municípios na área de saúde e reunir em um mesmo local outros serviços, para que os paraibanos encontrem em um só espaço, respostas para vários problemas, ganhando tempo e um atendimento certo. “A Saúde, por exemplo, vai fazer um trabalho de prevenção e diagnóstico, mas não é só isso. A determinação é garantir o encaminhamento e o tratamento das pessoas que tiverem problemas diagnosticados durante o evento”, explicou.

Saúde – De acordo com a gerente de Ações Estratégicas e Especiais da SES, Marie Parente Miranda Madruga, serão oferecidas clínicas de dermatologia (com prioridade para os casos suspeitos de hanseníase), oftalmologia (a previsão é oferecer 300 consultas) e mastologia (exame clínico da mama, orientação para o auto-exame e encaminhamento para exames especializados); testagem de HIV em 20 minutos e aconselhamento psicológico.

“Também haverá um espaço com enfermeiros e nutricionistas para verificação de pressão arterial; teste de glicemia; vacinação e avaliação nutricional e também um escovódromo para orientar as crianças sobre os cuidados com a saúde bucal, entre outros serviços. A Vigilância Ambiental orientará sobre o combate à dengue, com exposição do mosquito Aedes aegypti em suas várias fases, fará demonstrações de desinfecção de caixas d’águas e tratamento de água para consumo, com distribuição de hipoclorito de sódio”, explicou Marie. 

Beleza e meio ambiente – A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedh) trabalhará a inclusão social, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e dos centros de referência em assistência social. O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) levará à praça um salão de beleza. A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) levará informações sobre a preservação do meio ambiente, oficinas com materiais recicláveis e uma biblioteca infantil.

“A Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviço Agrícolas (Empasa) fará o cadastramento e capacitação em piscicultura, com distribuição de alevinos, além de exposição de aquários. Já a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) distribuirá mudas de plantas medicinais, árvores frutíferas e ensinará como aproveitar carcaças. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater) distribuirá sementes e ensinará a população a cultivar hortas”, informou Marie Madruga.

Casamentos e divórcios – A Defensoria Pública, o Procon, O INSS e o Tribunal Regional Eleitoral (TER) também está presente na ‘Praça da Gente’, com palestras e orientação, realização de averbação, divórcios, casamentos coletivos, defesa do consumidor, benefícios e aposentadorias e emissão de título de eleitor. Já a Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciaria agilizará a emissão de CPF, identidade, carteira profissional e registro de nascimento. A Ouvidoria Pública escutará as queixas, reclamações e sugestões do povo. O Ministério Público fará audiência pública em plena praça.

Segundo Marie, a Fundação Espaço Cultural (Funesc) levará diversão e cultura, com apresentações de trupes com palhaços e malabaristas. O Corpo de Bombeiros fará simulação de incêndios e orientação sobre primeiros socorros em casos de acidentes domésticos. O Comando Geral da Polícia Militar ficará responsável pela segurança e a Banda da Polícia Militar animará o evento. A Cagepa está entrando com toda a infra-estrutura hidráulica para o evento e garantia de água potável para os participantes.

Delegacia – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fará o isolamento e orientação do trânsito, além de atividades educativas. A Secretaria de Esporte e Lazer (Sejel) organizará campeonatos e ações de inscentivo à prática esportiva. O Departamento de Estrada de Rodagem (DER) apoiou toda a parte de engenharia para a montagem dos espaços do projeto ‘Praça da Gente’, que serão disponibilizados em tendas. A Secretaria de Segurança e Defesa Social montará uma delegacia móvel no local. O município de Guarabira, o anfitrião, apoiará todas as ações do projeto, com cessão de pessoal.

Assessoria de Imprensa da SES-PB