Fale Conosco

9 de novembro de 2016

Saúde do homem: Hospital Arlinda Marques adere à campanha Novembro Azul



O complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, também se integrou à campanha Novembro Azul, que visa orientar e prevenir sobre o câncer de próstata.   A programação, elaborada pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), foi aberta às 10h pela direção da unidade de saúde.  A parte administrativa foi enfeitada com adereços na cor azul para lembrar o evento.

Logo em seguida, houve uma explanação sobre o câncer de próstata pela enfermeira do trabalho, Sibele Coelho, e a apresentação do cordel “Saúde do Homem”,  por Antônio Vilar, tendo com convidados Ernande Alexandria e Petrúcio Lany. A programação teve continuidade na parte da tarde, a partir das 14 h,  com uma palestra sobre “Saúde do Homem e Prevenção do Câncer de Próstata”, pelo pessoal da Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula (Fesvip), no auditório do Complexo.

No dia 16, às 14 h, também no auditório do Hospital,  será proferida a palestra sobre “Prevenção do Câncer de Próstata”, pelo pessoal da Faculdade Santa Emília de Rodat (Uniesp). No dia 23,  a equipe do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), composta pela enfermeira  Adelane Renali e pela técnica de enfermagem e nutricionista  Andréa  Mendes, irá percorrer todos os setores do Arlinda Marques, onde trabalham homens, para falar sobre  a Saúde do Homem e as principais doenças que afetam sua saúde e  como prevení-las por meio da alimentação.

Para o diretor geral do Arlinda Marques, Cláudio Teixeira Regis, eventos como esse mostram a preocupação que a direção tem para com a saúde dos seus funcionários. “No mês passado, realizamos ações direcionadas às mulheres dentro do Outubro Rosa, que enfocou o câncer de mama e a agora chegou a vez dos homens, que receberão orientações sobre a prevenção do câncer de próstata” afirmou.

“É sempre bom e muito importante o engajamento da gente, enquanto gestores de saúde, nesse tipo evento e, nesse caso, serve para valorizar e reconhecer o nosso funcionário do sexo masculino e mostrar a preocupação que temos com a saúde dos nossos  servidores”, comentou a diretora administrativa Angélica Costa,  que agradeceu a mobilização de todos os colaboradores, pelo engajamento, e fazer do calendário de eventos um movimento de informação para os servidores, como também valorização dos artistas existentes no espaço.

Durante a abertura, a enfermeira Sibely Coelhoexplicou que o mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. De acordo com ela, o câncer de próstata é o câncer de maior incidência nos homens e representa a 4ª causa de morte por câncer no Brasil e o 6° tipo mais comum no mundo.  Ela também deu algumas orientações sobre os sinais e sintomas da doença e a importância de realizar anualmente os exames.

Ela disse ainda que a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens acima de 45 anos de idade façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal e o exame de sangue PSA. “O toque retal é indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame. Os sintomas mais comuns de que pode haver um tumor de próstata são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada, diminuição da força do jato da urina, dor ou ardor durante a micção e em alguns casos pode ocorrer impotência sexual”, explicou a enfermeira.