Fale Conosco

8 de outubro de 2015

Saúde discute plano de ação para Fórum de Governança da Internet



Representantes da Secretaria de Estado da Saúde, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, da Coordenação da Urgência e Emergência e da Vigilância Epidemiológica do estado e município; Samu, Infraero, entre outros órgãos, se reuniram nesta quinta-feira (8), na sede da SES, para discutir ações que a Saúde desempenhará durante a 10ª edição do Fórum de Governança da Internet. O evento acontecerá no período de 8 a 13 de novembro, no Centro de Convenções, de João Pessoa, sendo esta a segunda vez sediado no Brasil e pela primeira vez no Nordeste, devendo reunir duas mil pessoas, entre elas, autoridades governamentais de 120 países.

“As ações estão bem articuladas no sentido que a saúde vai ofertar uma assistência de qualidade, tanto dentro do evento quanto no transporte de pacientes para os hospitais, em caso de necessidade”, disse a gerente operacional da Atenção Especializada da SES, Daína Souza, que destacou ainda que será disponibilizada uma ambulância dentro do Aeroporto Castro Pinto para os participantes.

“O Fórum será um lugar para discutir a governança da internet e tenho certeza que na Paraíba será um grande sucesso, pois a Saúde está de parabéns pelo empenho e organização”, enfatizou o secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), Hartmut Glaser.

Entre as ações da saúde, com o objetivo de oferecer o suporte necessário para os participantes, a SES, em parceria com o Corpo de Bombeiros; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Secretaria de Saúde de João Pessoa; Infraero e Hospitais públicos  instalarão um posto médico, onde serão realizados acolhimento com classificação de risco, atendimento ambulatorial, estabilização para pacientes graves e outros serviços de saúde.

O “posto médico” funcionará dentro do evento, com um médico e um técnico de enfermagem, no acolhimento e classificação de risco; para a estabilização de pacientes graves, serão quatro profissionais: um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem. Serão disponibilizados dois leitos. No atendimento ambulatorial, ficarão de plantão um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, com seis leitos.

Antecedendo ao evento a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde firmou parceria com os municípios do Conde, João Pessoa e Bayeux que receberão os turistas para iniciar ações de vacinação de prevenção de doenças com os trabalhadores de hotéis, bares e restaurantes, bem como ações de vigilância sanitária e ambiental. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde irá monitorar os agravos e doenças.

Durante os seis dias do Fórum, ficarão à disposição dos participantes duas ambulâncias do Samu; sendo uma de suporte avançado e uma de suporte básico e mais um veículo de auto-resgate e um auto-bomba tanque, ambos do Corpo de Bombeiros. Além disso, vários hospitais públicos da capital reservarão leitos de retaguarda, para suprir a demanda de acordo com o perfil do paciente.

O Fórum – O IGF é um fórum multissetorial, democrático e transparente, que viabiliza debates sobre questões de políticas públicas relativas a elementos importantes da governança da Internet. O IGF fornece uma plataforma facilitadora para discussões entre todos os setores do ecosistema de governança da Internet, incluindo as entidades credenciadas pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), bem como outras instituições e indivíduos com especialidade comprovada e experiência em assuntos relacionados à governança da Internet.