João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde cumpre meta de vacinação contra gripe e prepara ação contra pólio

sexta-feira, 27 de maio de 2011 - 12:35 - Fotos:  José Lins - Secom-PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a campanha de vacinação contra a gripe será encerrada no final da tarde de hoje. A meta do Ministério da Saúde para a Paraíba é vacinar 80% de uma população de 620 mil pessoas formada por idosos, crianças de seis meses até dois anos, trabalhadores da saúde, gestantes e indígenas. Até o final da manhã tinham sido imunizadas 494.910 pessoas. O único grupo que não cumpriu a meta foi o das gestantes, com 36.142 mulheres vacinadas, o que representa 60% do estimado.

A campanha teve início no dia 25 de abril em todo o Brasil e apesar de terminar hoje, os dados para o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) do Ministério da Saúde podem ser abastecidos até o dia 10 de junho. Este ano, uma só dose da vacina imunizou contra a gripe comum e a gripe A (H1N1). Estiveram envolvidos na campanha 1.100 postos de saúde distribuídos nos 223 municípios paraibanos.

A coordenadora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Missania Moreira, disse que alguns municípios ficaram prejudicados devido às chuvas. “Na zona rural foi difícil o acesso a muitas localidades. Mesmo assim, conseguimos um bom trabalho. A população estimada pelo Ministério da Saúde foi imunizada. Apenas, o grupo das gestantes faltou cumprir a meta, mas como os dados só serão fechados no dia 10 de junho, pode ser que a gente ainda consiga”, ressaltou Missania.

Pólio – A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está enviando 440 mil doses da vacina contra a poliomielite para as 12 regionais de saúde na próxima segunda-feira (30). O dia D da primeira etapa da campanha será no dia 18 de junho. Na Paraíba, a meta é imunizar 320.140 menores de cinco anos de idade. No ano passado foram vacinadas, na primeira etapa, 306.895 crianças, o que representa 95,86% da população estimada pelo Ministério da Saúde (MS) para o Estado.

A poliomielite é uma doença causada pelo poliovírus que geralmente ataca as crianças. A principal forma de transmissão acontece através das fezes infectadas. Em alguns casos raros, o contágio também pode acontecer pelo ar. O vírus da pólio se desenvolve na garganta ou no intestino e é disseminado pela corrente sangüínea e provoca a paralisia dos membros inferiores e superiores.