João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria da Saúde convoca população para vacinação contra gripe

quarta-feira, 11 de maio de 2011 - 12:27 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta que a campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (13). Na Paraíba, até o final da manhã desta quarta-feira foram vacinadas 307.873 pessoas, cerca de 50%, das 620 mil estimadas pelo Ministério da Saúde. Devem tomar a vacina os idosos, crianças de seis meses até dois anos de idade, trabalhadores da saúde e população indígena. Do grupo prioritário, apenas, os profissionais da saúde cumpriram a meta de 80% com um total de 31.405 imunizados.

A coordenadora de imunização da SES, Missania Moreira, lembra que as pessoas devem aproveitar para tomar a vacina que protege contra a gripe comum e a do tipo H1N1. “Esta é a primeira vez que a vacina da gripe comum também está protegendo contra a H1N1. Então a pessoa já sai imunizada contra uma doença que pode ter complicações sérias e até levar a morte dependendo da situação”, alertou.

Ela ressalta que alguns municípios paraibanos estão tendo dificuldade de realizar a vacinação devido às chuvas. “Estamos em contato com os municípios e muitos além de não atualizarem diariamente os dados no sistema de informação do Ministério também estão alegando problemas causados pelas chuvas, principalmente na zona rural. Tem equipes que não estão conseguindo chegar a locais que estão sem acesso”, explicou Missânia.

Dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) revelam que até o final da manhã desta quarta-feira alguns municípios ainda não informaram sobre a vacinação como São Domingos de Pombal e Itatuba. A SES através do Núcleo de Imunização está ligando para todas as gerências com municípios com baixa vacinação para cobrar a atualização dos dados.