Fale Conosco

25 de outubro de 2012

Saúde convida hospitais e laboratórios para atualizarem dados sobre o câncer na Paraíba



Nesta quinta-feira (25), à tarde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), promoveu reunião com diretores de hospitais e laboratórios de João Pessoa, com a finalidade de solicitar o encaminhamento de dados referentes ao câncer.

“O objetivo foi sensibilizá-los para que nos repassem os dados referentes ao câncer, e, a partir disso, o estado possa desenvolver ações de monitoramento e controle da doença”, disse a coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho.

A reunião, que ocorreu no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), na Capital, contou com as participações das técnicas do Inca, Marceli de Oliveira Santos e Juliana Moreira de Oliveira Ferreira. “Nós dependemos das informações de qualidade que são fornecidas pelas fontes notificadoras – todo e qualquer serviço onde se possa encontrar diagnóstico do câncer -, para conhecer o perfil epidemiológico que é o subsídio para traçar as ações de planejamento de controle da doença”, explicou Marceli. “Nossa ideia é fazer com que estes serviços entendam que são parceiros dessa rede oncológica”, finalizou.

Participaram da reunião representantes dos Hospitais Edson Ramalho; 13 de Maio; São Vicente de Paulo; Samaritano; de Guarnição de João Pessoa; Clim; Instituto Cândida Vargas; Centro de Diagnóstico do Câncer; Instituto de Hematologia e Hemoterapia; Oncoclínica; Unimama e Laboratório Dr. Ivan R. Carvalho.