João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde confirma 29 casos de dengue clássica de 234 notificados na PB

terça-feira, 2 de março de 2010 - 16:13 - Fotos: 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou na manhã desta terça-feira (2), o novo boletim sobre a situação da dengue, na Paraíba. Os dados são referentes às oito semanas epidemiológicas deste ano, a última encerrada no dia 27 de fevereiro. Foram confirmados 30 casos de dengue, sendo 29 casos da forma clássica e um de febre hemorrágica de dengue (FHD), dos 234 notificados no período. Ainda estão sendo investigados 198 casos e seis foram descartados. O único caso da dengue hemorrágica foi registrado na cidade de Paulista e o paciente já está curado.

A cidade de João Pessoa, a mais populosa do Estado, também foi a que mais registrou casos, com 11 confirmados. Em seguida, aparecem Bom Sucesso (com seis casos), Monteiro (quatro) e Brejo dos Santos (três). Os municípios de Campina Grande, Teixeira, Camalaú, Guarabira e Santa Rita registraram um caso de dengue, cada um. A chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis por Vetores da SES, Gisele Aversari, disse que apesar da perspectiva para 2010 ser  de um ano epidêmico para a dengue em todo o Brasil, na Paraíba a doença está sob controle.

Comparativo – No ano passado, até a oitava semana epidemiológica foram registrados 171 casos de dengue, sendo 47 confirmados, 45 de dengue clássica, um de FHD e um de síndrome de choque da dengue. Os dados mostram que, este ano, houve redução de 36,17% no número de casos confirmados em janeiro e fevereiro, em relação ao mesmo período do ano passado.

Ela ressaltou, no entanto, que para a doença permanecer estável é necessário que a população não deixe de tomar as medidas de prevenção e eliminar todos os criadouros do mosquito transmissor da doença. “O Estado está fazendo sua parte, os municípios estão sendo orientados, mas a gente só vai conseguir manter a dengue sob controle ou eliminá-la, quando forem extintos os criadouros do mosquito”, enfatizou.

Reforço – A SES está renovando os equipamentos utilizados no combate à dengue, na Paraíba. Na semana passada, foram comprados 20 máquinas de uso costal e manual e quatro equipamentos pesados, que serão acoplados em quatro camionetas novas também adquiridas pelo Governo do Estado. Agora, o Estado conta com 20 máquinas pesadas para fumacê, sendo que 16 – que têm mais de 10 anos de uso e já existiam desde a gestão passada – tiveram que ser consertadas por causa da falta de manutenção. Foi a primeira vez que a Paraíba comprou equipamentos do tipo.

Na Paraíba, o ano de 2009 terminou com uma redução de 88,53% no número de casos, em relação a 2008. Foram 954 casos confirmados no ano passado, sendo oito de febre hemorrágica, com um óbito. Nesse mesmo período, foram notificados cinco casos de FHD, residentes no município de Pirpirituba. Não foram registrados óbitos por FHD, ressaltando-se o registro de um óbito por dengue com complicações, no município de Itabaiana. A transmissão ocorreu em 108 municípios.

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB