Fale Conosco

28 de junho de 2011

Saúde capacita dentistas que atuam na rede de alta complexidade



Cento e vinte dentistas que atuam na rede de alta complexidade do Estado começaram a ser capacitados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com objetivo de dar mais qualidade ao atendimento de pacientes internados nos hospitais. Nesta terça-feira (28), teve início no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor) a primeira oficina de uma série de seis que serão ministradas para esses profissionais.

Evelise Tarouco da Rocha, da Gerência Executiva de Atenção a Saúde da SES, explicou que os odontólogos que trabalham na alta complexidade atuam quando o atendimento odontológico não pode ser realizado pelas equipes de saúde bucal das unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família ou centros de especialidades odontológicas (CEO).

“A atuação deste profissional consiste em intervir diretamente em casos de urgências odontológicas em pacientes internados, adequação pré-cirúrgica com remoção de focos infecciosos e acompanhamento pós-cirúrgico, inclusive na UTI. Ou seja, atuando direta ou indiretamente na higiene bucal do paciente internado”, disse.

Ela acrescentou que a atuação dos dentistas junto a pacientes internados em hospitais diminui o risco de quadros sistêmicos ligados diretamente à contaminação oral. Segundo ela, um exemplo de doença que pode ser evitado nos hospitais com a higiene bucal é a pneumonia.  Esta doença pode ser transmitida através da contaminação do ar.

Capacitação – A primeira oficina foi destinada aos dentistas que atuam em hospitais de João Pessoa, com palestras ministradas pelos profissionais Olavo Hoston, do Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena; Carlos Rivas, do Hospital Municipal Santa Isabel, e Maria Goretti Temoteo Delgado, do Hospital Infantil Arlinda Marques. As demais oficinas estão programadas para os dias 7, 14, 21 e 28 de julho. A última será no dia 4 de agosto.