Fale Conosco

31 de março de 2017

Saúde Bucal: Paraíba é contemplada com ações de parceria entre Ministério da Saúde e Colgate-Palmolive



A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação de Saúde Bucal, promove na próxima terça-feira (4), às 9h, um encontro para pactuar compromissos e discutir os desafios da representação em saúde bucal dos municípios participantes do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Saúde e a empresa Colgate-Palmolive. O evento acontecerá no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba e objetivo da parceria é desenvolver a prática de higiene das mãos e da saúde bucal em regiões de extrema pobreza no Estado da Paraíba.

Participarão do evento, representantes do Ministério da Saúde, profissionais da SES, secretários de saúde dos municípios participantes do projeto, coordenadores de saúde bucal e profissionais de saúde. A finalidade do acordo é elaborar estratégias que promovam estilos de vida mais saudáveis para a população, por meio de capacitação de agentes comunitários de saúde e profissionais de saúde bucal; realização de campanhas educativas; doação de kits para as secretarias Municipais de Saúde; e avaliações periódicas das ações.

“A Paraíba é o único estado da federação onde se desenvolve esse projeto de pesquisa-ação para controle e redução da cárie dentária. São 47 municípios com baixo índice de desenvolvimento humano que recebem profissionais qualificados e excelente estrutura para os cuidados com a saúde bucal. Toda a população do município é beneficiada, não somente as pessoas que participam da pesquisa”, informou o coordenador de Saúde Bucal da SES, Marcílio Araújo.

São analisadas diferentes faixas etárias – 5 anos; 12 anos; 15 a 19 anos; 35 a 44 anos; acima de 60 anos. “A cada seis meses, novos kits são entregues e as pesquisas são renovadas para que se tenha noção do impacto das ações. Muitas pessoas não entendem que a boca é porta de entrada de saúde, mas também de várias doenças. É uma excelente oportunidade para integrar equipes e reestruturar ações de saúde bucal na comunidade”, comentou Marcílio.

Projeto – Em 2015, equipes de saúde bucal (dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal), em conjunto com equipes de agentes comunitários de saúde de alguns municípios paraibanos, estiveram envolvidas no projeto “Efetividade de Ações de Promoção à Saúde Bucal em Populações de Alto Risco Social – Estudo de Corte Prospectivo Intervencional”. O projeto de longo prazo (2015-2019) é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a empresa internacional Colgate-Palmolive e conta com a participação de 33 municípios paraibanos.

O projeto é acompanhado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e tem o apoio técnico local da Universidade Federal da Paraíba para acompanhamento epidemiológico da cárie dentária e treinamento de profissionais. Durante a ação, acontece entrega de kits de higiene e também com exame clínico nas visitas domiciliares.