Fale Conosco

17 de março de 2013

Saúde realiza atividades em várias cidades paraibanas



 A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, Gerência Operacional de Vigilância Ambiental e Núcleo de Não Fatores Biológicos, preparou uma programação especial alusiva ao Dia Mundial da Água, comemorado na próxima sexta-feira (22). Durante toda semana serão realizadas ações, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

“A idéia foi de planejar ações como todos esses órgãos. Queremos potencializar as ações desenvolvidas para cada órgão e realizar uma interação em todo Estado”, disse a gerente operacional de Vigilância Ambiental da SES, Djanira Lucena.

As atividades terão início nesta segunda-feira (18), às 9h, no auditório da Aesa, onde será realizada a apresentação e debate do Programa Água Doce. Na terça-feira (19), a Aesa, SES, Cagepa e Sindicato da Cagepa realizarão panfletagem na Avenida Epitácio Pessoa. No mesmo dia, a Sudema participa de mobilização na cidade de Monteiro, com palestra sobre o uso racional da água, coleta de amostra de água, reuso ecologicamente correto e aproveitamento da chuva. Na quarta-feira (20), haverá uma mobilização em Campina Grande, com participação da 3ª Regional de Saúde, Aesa, Cagepa, Defesa Civil de e Vigilância Ambiental. A mobilização será realizada na Praça da Bandeira, das 8h às 17h.

Na quinta-feira (21), a Funasa realizará palestras na Escola Municipal Professor Carlos Arnóbio Maroja Di Pace, no Bairro de Várzea Nova, em Santa Rita. No mesmo dia, a 5ª Gerência Regional de Saúde, a Prefeitura Municipal de Monteiro, o Laboratório da Água, Cemed, a Secretaria Municipal de Saúde, UFPB, IFPB, o Ministério Público Estadual, Projeto Dom Helder, a Câmara de Vereadores, a Associação de Trabalhadores Rurais, Embrapa, Emater, Cagepa, e escolas municipais e estaduais do município de Monteiro realizarão uma mobilização na praça da cidade, com enfoque na “Importância da Água em Nossa Vida”.

Na sexta-feira (22), serão realizadas atividades em várias localidades simultaneamente. Em João Pessoa, a partir das 8h, no Ponto de Cem Réis, haverá apresentação da Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba e ações como apresentação de vídeos sobre a importância da água, slides sobre o Laboratório Central de Saúde Pública, exposição de Laboratório de Entomologia, distribuição de material informativo, entre outros. Simultaneamente estarão acontecendo atividades nos municípios de Patos, Catolé do Rocha, Itabaiana, e Mogeiro. Para encerrar as atividades, no sábado (23), a Cagepa, Aesa e SES realizaram panfletagem no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. Além disso, a Sudema realizará uma mobilização junto à população de Gramame, com o objetivo de diminuir a poluição do Rio Gramame.