João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde amplia e humaniza serviço de entrega de medicamento do Núcleo de Assistência Farmacêutica

sexta-feira, 11 de março de 2016 - 18:15 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ampliou e humanizou o serviço de entrega de medicamento do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF), garantindo o conforto e a boa qualidade no atendimento aos usuários. Nesta sexta-feira (11), foi montada uma grande estrutura para receber os pacientes, com a instalação de tendas; ampliação da quantidade de cadeiras para a comodidade do público; enquanto uma equipe de enfermeiras fazia a aferição da pressão arterial e teste de glicemia, e ainda foi disponibilizada música ambiente proporcionando maior harmonia ao espaço.

O engenheiro Stênio Viana, de 28 anos, tem diabetes desde os 24. Há quatro anos ele pega insulina no NAF e disse que ficou satisfeito com o acolhimento que teve no serviço. “Adorei a ideia da música. O ambiente fica mais aconchegante e a espera menos cansativa”, disse.

O construtor João Luiz Lima, que sempre vai ao núcleo buscar a insulina para o pai, um senhor de 73 anos, também elogiou a forma como foi recepcionado. “Logo que cheguei, recebi uma ficha e fiquei esperando sentado, na sombra. Tinha água à vontade e até música, o que dá mais tranqüilidade e demonstra respeito ao ser humano”, falou.

A professora aposentada Maria Eugênia Almeida, tem 55 anos. Com a doença há 20 anos, ela sabe bem do sofrimento provocado pelo diabetes. “Eu sei bem dos problemas provocados pelo diabetes. Mas sei também que usuários com esta ou qualquer outra doença precisam ser tratados com respeito e afeto e foi o que vi hoje aqui. Além do mais, a música passa uma tranquilidade que alivia”, declarou.

Segundo a chefe do NAF, Thayse Viana Palomaro, desde quarta-feira (9) à tarde, quando a distribuição das insulinas foi normalizada, foram atendidas cerca de 530 pessoas e entregues 8.500 insulinas. Ela garante que na próxima semana o atendimento permanecerá com a mesma estrutura no acolhimento e atendimento. “A nossa intenção é oferecer atendimento humanizado. E esperamos que todo usuário saia daqui satisfeito com o tratamento que recebeu”, ressaltou.

O Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) funciona de segunda a sexta, das 8h às 12 h e das 13h30 às 16h30.