Fale Conosco

13 de outubro de 2015

Saúde abre segunda turma do Curso de Qualificação de Gestores do SUS



ses saude promove curso de gestores do sus foto ricardo puppe 5 270x191 - Saúde abre segunda turma do Curso de Qualificação de Gestores do SUSA Secretaria de Estado da Saúde (Ses) promoveu a solenidade de conclusão da primeira turma e abertura da segunda do Curso de Qualificação de Gestores do SUS, na manhã desta terça-feira (13), no Espaço Cultural, em João Pessoa. O curso é uma promoção da SES, por meio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/PE) e tem o objetivo de fortalecer a regionalização do Sistema Único de Saúde (SUS). A turma concluinte é formada por 278 gestores e a segunda por 400, de todas as Regiões de Saúde do Estado.

À tarde, houve exposição dos banners com os trabalhos desenvolvidos pela primeira turma e debate. Nesta quarta (14) pela manhã, terá a certificação do gestores da primeira turma e entrega de material e declaração de comparecimento da segunda turma.

mesa ses saude promove curso de gestores do sus foto ricardo puppe 6 270x191 - Saúde abre segunda turma do Curso de Qualificação de Gestores do SUSA secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, parabenizou as duas turmas e pediu a todos os gestores para que se mobilizem em defesa do SUS e sugeriu mais humanização no atendimento. “Convido a todos vocês para que olhem para os usuários do SUS como sendo uma pessoa de sua família”, falou.

 “O curso qualifica os gestores para que desenvolvam atividades que possam aperfeiçoar o trabalho e as experiências do SUS, nos seus municípios, principalmente na atenção básica, que é a porta de entrada para os serviços”, disse o diretor do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, da Fiocuruz/PE, Sinval Brandão.

ses saude promove curso de gestores do sus foto ricardo puppe 7 270x191 - Saúde abre segunda turma do Curso de Qualificação de Gestores do SUSO Curso de Qualificação de Gestores do SUS tem duração de nove meses, acontece no modo à distância (EAD), com encontros presenciais, uma vez por mês. Entre os gestores estão secretários municipais de Saúde; diretores de hospitais; coordenadores de Atenção Básica e de Vigilâncias, etc.

O secretário de Saúde, de Barra de Santa Rosa, Cleiton Charles da Silva, é da turma concluinte. Segundo ele, o mais importante na qualificação é tomar como base a realidade de cada localidade. “A partir de nossas experiências, se molda a dificuldade dos gestores e, a partir daí, fazemos o remapeamento das regiões de saúde, com a implantação das redes prioritárias e discussão dos planos para a saúde de cada região”, disse.

ana mercia curso de gestores do sus foto ricardo puppe 9 270x191 - Saúde abre segunda turma do Curso de Qualificação de Gestores do SUSA coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), de São João do Rio do Peixe, Meire Franco, faz parte da turma iniciante e acredita que será que será proveitoso trabalhar em parceria com os outros gestores da mesma região. “Recentemente, o Caps de São João do Rio do Peixe, que é referência para os outros municípios vizinhos, tinha mudado de prédio e na cidade vizinha o comentário era que havia fechado. Portanto, acho que participar deste curso vai minimizar problemas como este e tantos outros que temos nas gestões”, observou.

A diretora da Maternidade Frei Damião, na capital, Ana Márcia Fernandes, que também faz parte da nova turma, disse que o curso tem a perspectiva de qualificar o gestor para o conhecimento da regionalização da saúde. “Devemos conhecer as unidades, com todas as suas ações e quais as referências, para oferecer ao usuário um serviço de qualidade, cada vez mais”, disse.