João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde, abastecimento d’água e segurança lideram demandas do Agreste

sábado, 21 de maio de 2011 - 21:33 - Fotos:  Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho retomou, neste sábado (21), a 7ª plenária do Orçamento Democrático Estadual na cidade de Esperança (3ª Região), polarizada pelo município de Campina Grande, onde, na noite da sexta-feira (20), foi realizada a primeira parte dessa reunião. Nesta plenária, a população priorizou as ações na área de saúde pública como principal demanda: 403 apontamentos. Em segundo lugar, ficou o abastecimento d’água com 293, seguido por educação com 250 e segurança pública, com 205 votos.

A audiência começou às 16 horas, no ginásio de esportes o Vovozão, na Rua Padre José Coutinho. As demandas da região foram registradas pelo governador e por secretários, que acompanharam demandas levantadas por representações das cidades de Esperança, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Lagoa Seca, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Pocinhos, Puxinanã, Remígio, São Sebastião de Lagoa de Roça e Esperança.

O prefeito do município de Esperança, Nobson Pedro de Almeida (Nobinho), listou cinco pontos que considerou fundamentais para a região. Entre as reivindicações está a reconstrução da Barragem de Camará, “porque uma cidade não se desenvolve sem água”, complementou. Além disso, apontou a implantação do Distrito Industrial – para a geração de emprego e renda –, a instalação do ensino superior, melhorias no setor de saúde pública e construção de moradias para famílias carentes.

Em seguida, Marinalva Bezerra, moradora de Esperança, também defendeu a reconstrução de Camará e pediu atenção ao Projeto Saúde da Mulher implantado na Maternidade São Francisco. Também reivindicou apoio para o setor de agricultura familiar e mais encaminhamentos para por fim à greve dos professores.

O agricultor da cidade de Matinhas, José Alves, pleiteou assistência técnica para o agricultor familiar e mais segurança para as zonas urbana e rural. Lúcia de Fátima, do município de Puxinanã, elencou três prioridades para o Orçamento Democrático: segurança, saúde e educação. Ela disse que fazem mais de cinco anos que a cidade almeja esses benefícios.

Inácio Marques, representante da delegação de Alagoa Nova, repetiu o pleito sobre a Barragem de Camará e pediu mais médicos para as Unidades do Programa Saúde da Família (PSF) da zona rural. Ele também reivindicou melhorias a educação e agricultura familiar.

Nelson Ferreira, de Lagoa Seca, corroborou os pedidos anteriores e sugeriu a criação do patrulhamento rural como forma de inibir os constantes assaltos nessa área.

A construção da barragem Pitombeira, foco especial para a recuperação da estrada Alagoa Grande-Alagoa Nova-Areia, implantação do Distrito Industrial para gerar emprego e renda para a população e divisas para o município, além da construção do Espaço Cultural Jackson do Pandeiro, foram prioridades eleitas por Severino Antonio, representante da delegação do município de Alagoa Grande.

Próxima plenária – No próximo final de semana, o governador Ricardo Coutinho estará nas cidades de Cuité (27) e Guarabira (28) acompanhado de secretários de Estado, parlamentares e de caravanas populares. Esses municípios integram a 4ª e 2ª Região Geoadministrativa do Orçamento Democrático Estadual, respectivamente.