João Pessoa
Feed de Notícias

Sarmento recebe técnicos da CAF e Paraíba receberá primeira parcela de US$ 20 milhões

terça-feira, 25 de maio de 2010 - 16:54 - Fotos: 

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia, Francisco Sarmento, recebeu na manhã desta terça-feira (25) representantes da Corporação Andina de Fomento. O objetivo foi tratar das condições necessárias para o primeiro desembolso do empréstimo no valor total de 100 milhões de dólares, obtido junto à CAF, destinado à pavimentação e restauração de 1.018 quilômetros de estradas em todas as regiões da Paraíba. O valor dessa primeira parcela é de cerca de 20 milhões de dólares.

Segundo o secretário, os editais de licitação para os quatro lotes que contemplam todas as rodovias a serem beneficiadas pelo Programa Caminhos para a Construção já se encontram publicados. Sarmento, que também é coordenador do Programa, ressaltou que o Estado, o mais célere possível, apresentará todos os documentos necessários ao primeiro desembolso do empréstimo para garantir fluxo financeiro adequado à implantação das obras. Ao todo serão implementados 650 km de estradas estaduais e 350 km de recuperação de estradas distribuídas em toda a Paraíba.

O contrato de empréstimo com a CAF foi conseguido pelo governador José Maranhão e assinado no último dia 26 de abril. “O mesmo havia sido tentado, sem sucesso, pelo governo anterior que não conseguiu cumprir com as exigências necessárias à captação do recurso”, disse o coordenador, que completou, “Maranhão fez questão de comandar pessoalmente todas as ações que culminaram com a assinatura do contrato”.

Os recursos financeiros estaduais utilizados nessas obras serão contabilizados no âmbito do empréstimo, com a contra partida estadual na ordem de 33% do valor total.

 
Ana Aragão, Assessora de Imprensa da SEMARH