João Pessoa
Feed de Notícias

Sarau da Biblioteca do Espaço Cultural homenageia poetisa Anna Apolinário neste sábado

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015 - 12:57 - Fotos:  Divulgação

A Biblioteca Juarez da Gama Batista, localizada no Espaço Cultural, abre as portas neste sábado (5) para a poesia de Anna Apolinário, homenageada da edição desta semana do sarau “Quanto Mais Paraíba Melhor”. No dia 20 de dezembro, a última edição do projeto em 2015 homenageia a poetisa Vitória Lima. Os eventos acontecem às 15h, no hall da unidade. A entrada é gratuita.

“A ideia é realizar uma intervenção cultural nas atividades da biblioteca, de forma dinâmica e interativa. Fazemos leituras e interpretações da poesia de autores paraibanos, que é riquíssima e precisa ser mais difundida, sobretudo nos nossos espaços públicos”, disse Danilo Peixoto, coordenador do projeto.

O pessoense Sérgio de Castro Pinto foi o primeiro homenageado. O segundo foi o poeta e jornalista Linaldo Guedes. Nomes como Edvaldo Nunes e André Ricardo Aguiar também passaram pelo projeto.

A diretora da biblioteca, Tatiana Cavalcante, disse que o sarau é apenas uma das atividades realizadas no espaço. “É sabido que a biblioteca nos nossos tempos não é mais apenas um espaço de estudo, pesquisa e silêncio, ou até mesmo um depósito de livros. A biblioteca hoje é um valioso instrumento cultural, onde, além de estudo, podemos desenvolver habilidades de manifestação cultural e artística. A ideia do sarau é desabrochar, disseminar e valorizar os poetas paraibanos e, ao mesmo tempo, fazer com que a sociedade venha a conhecer e se integrar à nossa literatura”.

Anna Apolinário – Poeta e pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba. Nascida em 1986, em João Pessoa, Paraíba. Publicou os livros Solfejo de Eros (CBJE, 2010) e Mistrais (Prêmio Literário Augusto dos Anjos, Edições Funesc, 2014). Tem poemas publicados em diversas revistas literárias, como: Blecaute, Samizdat, Triplov (Portugal), Germina Litetatura, Mallarmargens, Polichinello, entre outras. Atualmente trabalha em seu segundo livro de poemas e desenvolve estudo e pesquisa sobre poesia infantil e educação.

Vitória Lima – Maria das Vitórias de Lima Rocha (Vitória Lima) nasceu na cidade do Recife, Pernambuco, em 1946. Graduou-se em Letras (Inglês e Português) pela UFPB. Mestre em Inglês (Universidade de Denver Colorado, EUA) e em Estudos Shakespeareanos (Shakespeare Institute, Universidade de Birmingham, Inglaterra). Professora de Literatura em Língua Inglesa – UFPB (de 1970 a 1992), recém aposentou-se de seu cargo de professora na Universidade Estadual da Paraíba.

Publicações em livros: Anos Bissextos (Poesia), João Pessoa, Editora A União,1997, e Fúcsia (Poesia) João Pessoa, Editora Linha D´Agua, 2007. Participação em Antologias: Nordestes, Fundação Joaquim Nabuco/Sesc São Paulo, 1999; Estação Recife, Coletânea Poética 3, Prefeitura do Recife, 2004; Autores Paraibanos – Poesia, João Pessoa, Editora Grafset, 200; Imagem Passa Palavra – Poesia – Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, 2004, e Coletânea Antônio Maria de Crônicas, vol. 1, Prefeitura do Recife, 2010.

Serviço

Sarau “Quanto mais Paraíba, melhor”

Homenageada: Anna Apolinário

Data: sábado (5)

Hora: 15h

Local: Hall da Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista (Espaço Cultural José Lins do Rego)

Entrada: gratuita

Informações: (83) 3211-6220