Fale Conosco

29 de março de 2012

Sapé recebe atividade itinerante do Centro de Referência dos Direitos LGBT



A Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), por meio do Espaço LGBT, realiza, nesta sexta-feira (30), na cidade de Sapé, uma atividade itinerante com atendimento jurídico e psicossocial à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) daquela localidade. O evento acontece das 8h30 às 16h, na Praça Augusto dos Anjos, centro da cidade, e reunirá também a população LGBT dos municípios vizinhos de Sobrado, Mari, Riachão do Poço e Cruz do Espírito Santo.

Na ocasião, também será realizado o Encontro para formação da Rede de Proteção de LGBT, com técnicos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), além de representantes das secretarias municipais de Assistência Social de municípios da região. O objetivo da Rede é diagnosticar necessidades e articular ações de enfrentamento à violência homofóbica.

A atividade itinerante tem o objetivo de implementar a interiorização de políticas para a comunidade LGBT e é uma realização da Gerência de Direitos Sexuais e LGBT/Semdh, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), Creas Regionais e Municipais, organizações do movimento LGBT e secretarias municipais de Assistência Social.

Espaço LGBT – O Espaço LGBT é um Centro de Referência dos Direitos LGBT e Combate à Homofobia (Espaço LGBT) criado pelo Governo do Estado por meio da Semdh e da Sedh, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no âmbito do Programa Garantia e Acesso a Direitos.

O local oferece atendimento e orientação psicossocial e jurídica, promove seminários, cursos e capacitações e também ações itinerantes de promoção dos direitos de LGBT. Propõe a articulação de uma rede de proteção e garantia dos direitos de LGBT e disponibilizará um acervo com livros e publicações, criando uma biblioteca para subsidiar estudo e pesquisas nessa área de conhecimento. É, também, um espaço de convivência do público, com atividades culturais, literárias, de capacitação e lazer.

Endereço do Espaço LGBT:

Praça Dom Adauto, 58, Centro, João Pessoa – PB

e-mil: espacolgbt@semdh.pb.gov.br.

Fone: 3214-3095