João Pessoa
Feed de Notícias

São livros das áreas de Economia, Estatística e Geografia, do próprio órgão e até do exterior

quarta-feira, 16 de junho de 2010 - 15:50 - Fotos: 
Mais de dois mil livros das áreas de Economia, Estatística e Geografia estão disponíveis para consulta de universitários, economistas e jornalistas na biblioteca do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), em João Pessoa. O acervo bibliográfico inclui obras produzidas por profissionais do próprio órgão, economistas e professores universitários do Brasil e exterior.

Lá, estão disponíveis à consulta obras que tratam sobre evolução econômica da Paraíba, Produto Interno Bruto (PIB) e mapas territoriais dos municípios paraibanos. Também há livros que abordam a economia do Brasil, a exemplo da abertura comercial brasileira em 1990. Ao todo, são 2.250 títulos à disposição dos visitantes.

Acervo especializado – Por conta da grande quantidade de livros, a coordenadora da biblioteca do Ideme, Verônica Aquino, considera que o Instituto possui um dos maiores acervos especializados da Paraíba.

“Nossa biblioteca possui livros para pesquisas em diversos assuntos nas áreas de Economia e Estatística, além de títulos sobre Geografia e História dos municípios. Sempre recebemos universitários que pesquisam aspectos da economia paraibana e de outros Estados do Nordeste. Nossa biblioteca é indicada por professores universitários e economistas que querem conhecer a realidade econômica e social de nosso Estado” declarou.

Anuário – Na biblioteca, o usuário pode consultar o primeiro Anuário Estatístico da Paraíba, elaborado em 1931. A obra apresenta os primeiros indicadores econômicos e sociais sobre o Estado, como o saldo comercial da Paraíba, arrecadação de impostos e serviços de saúde.

“Nossa biblioteca é também uma fonte sobre a história da Paraíba, onde podemos entender como se comportava a Economia naquela época e a realidade da sociedade paraibana em 1931”, comentou Verônica Aquino.

Livros do Ipea – Dos 2.250 títulos disponíveis no local, 250 são obras recentes e foram enviadas ao Ideme este ano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), sediado em Brasília (DF). “Como a Paraíba abriga a representação do Ipea do Nordeste, o órgão de pesquisa nacional destinou esses livros a nossa biblioteca e outros ainda vão chegar para aumentar nosso acervo”, disse a coordenadora.

A biblioteca do Ideme funciona na Avenida Epitácio Pessoa, 1457, 6º andar, no Bairro dos Estados, em João Pessoa. O local abre às 12h e só fecha às 18h. O usuário pode consultar os livros gratuitamente.

Bartolomeu Honorato, da Assessoria de Imprensa do Ideme