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São João 2011 na Paraíba supera expectativas do poder público e da iniciativa privada

terça-feira, 5 de julho de 2011 - 11:36 - Fotos:  Francisco Morais/Secom-PB

Os principais órgãos vinculados ao turismo na Paraíba fizeram avaliação positiva dos festejos juninos em 2011. A rede hoteleira de João Pessoa, Campina Grande e de Bananeiras, por exemplo, tiveram ocupação em torno de 92%. Restaurantes também registraram excelente fluxo de clientes antes, durante e depois do São João.

A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a Associação  Brasileira de Industria de Hotéis (ABIH-PB), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PB), atribuíram os bons resultados à parceria firmada entre poder público e iniciativa privada.

Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, há um outro fator que merece ser registrado no São João 2011 em todo o Estado. “A movimentação de turistas e paraibanos pelos principais pólos como Bananeiras, Campina Grande e Santa Luzia, resultou em um índice de quase 100% de ocupação na rede hoteleira. Esse fato levou os turistas a optarem por meios de hospedagem alternativos. Temos informações que pessoas se hospedaram em sítios, granjas, casas e apartamentos no interior. Na capital houve um acréscimo de 5% de ocupação dos hotéis com relação ao ano passado”, revelou.

Outro fator relevante salientado por Ruth Avelino foi a constatação de que o paraibano está valorizando sua cultura. “Muitas pessoas vieram nos procurar e garantiram que preferiram ficar no Estado a optar por outros destinos, muitas vezes até internacionais. Foi uma opção espontânea de permanecer durante o feriadão no nosso estado, curtindo nossas tradições”, garantiu.

Iniciativa privada – Para a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), Manuelina Hardman, é importante destacar “a média de ocupação dos hotéis de João Pessoa, que chegou a 92% no feriadão junino e de Corpus Christi”. Segundo ela, um índice acima da média registrada no mesmo período do ano passado. Manuelina destacou também que “pequenas ações da parceria do poder público com a iniciativa privada tem apresentado resultados positivos”, afirmou.

O empresário campinense Flavio Tocchetto, membro da Abrasel-PB, concorda com a colocação de Manuelina. Ele atribui “o excelente resultado na movimentação dos bares e restaurantes de Campina Grande, como resultado prático da parceria firmada entre o poder público e o trade turístico. “Foram ações pontuais, de vender o destino Paraíba como um todo, destacando o Maior São João do Mundo que é realizado há vários anos em nossa cidade. Os donos de barracas instaladas no Parque do Povo estavam satisfeitos com os resultados. O mesmo vale para os proprietários de restaurantes e casas especializadas”, explicou.