João Pessoa
Feed de Notícias

Salvamento em altura, Corpo de Bombeiros treina equipes no centro de João Pessoa

quinta-feira, 8 de outubro de 2009 - 13:38 - Fotos: 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba conclui nesta sexta-feira (09) o Treinamento de Salvamento em Altura – Módulo1 (TSAlt 1), com uma exibição ao público no Centro de João Pessoa. A atividade será realizada no Edifício Régis, localizado no Ponto de Cem Réis, a partir das 8h. A atividade prática é promovida pelo 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), através da 1ª Companhia Regional de Bombeiros Militar (1ª CRBM).
       
O 1º Tenente Tiago Aragão e o 1º  Tenente Almir Peixoto, ambos especialistas em salvamento de altura, coordenaram o treinamento que aconteceu durante toda a semana no Quartel do Comando Geral (QCG), localizado no bairro do Jardim Veneza, na Capital. O TSAlt tem como objetivo doutrinar os militares com conhecimentos básicos desenvolvidos em salvamentos de altura.
      
No Curso, os alunos receberam os conceitos de segurança nas operações em altura; equipamentos e materiais (legislação e certificação); nós e amarrações; ancoragem; armação de circuitos; técnicas de transposição (Tirolesa); rapel; auto resgate; e salvamento de vítimas conscientes.
       
Os 16 participantes do TSAlt, entre eles oficiais, sargentos e soldados, tiveram 30 horas de treinamento no QCG e estão, conforme os coordenadores do Curso, plenamente aptos a participar de qualquer ocorrência nesta especialidade.
       
O resultado é acima do esperado, atesta o 1º Tenente Tiago Aragão. Segundo ele, os alunos assimilaram bem as técnicas ministradas e estão plenamente capacitados para qualquer situação real. “Eles tiveram excelente aproveitamento”, assegurou.

Abelardo Oliveira, da Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros