Fale Conosco

1 de junho de 2012

Salão de Humor é destaque na Semana Cultural José Lins do Rego



Será aberto neste domingo (3), o 1º Salão de Humor José Lins do Rego, dentro da programação da 30ª Semana Cultural em homenagem ao escritor paraibano autor do clássico “Menino de Engenho”. A mostra, que pode ser vista até 30 de junho, na Galeria Archidy Picado, reúne trabalhos de Rubin, Luyse Costa, Samuel de Gois, Molina, Wallace Ramon, Tonio, Antonio Cláudio Massa, Renato Félix e Marcos Vieira.

Do total de peças expostas, as três melhores serão contempladas com prêmio em dinheiro no valor de R$ 500 cada. As obras também serão submetidas a júri popular onde cada visitante recebe uma cédula para votação.

O salão de humor reúne cartuns, charges, tiras, histórias em quadrinhos e caricaturas inspirados na vida e na obra do escritor José Lins do Rego. Nessa primeira edição, foram selecionadas 11 obras inéditas.

Outras exposições – Além do Salão do Humor, a programação da 30ª Semana Cultural José Lins do Rego terá mais quatro exposições. Duas mostras fotográficas resumirão os 30 anos de história do Espaço Cultural. Uma delas com imagens da fotógrafa Clara Lenira, que será homenageada no evento. Durante 22 anos, ela integrou o departamento de fotografia da Funesc. A outra exposição reúne fotos da construção do local. As duas ficarão montadas na Praça do Povo.

Intitulada “Arquivo Poético”, a terceira exposição reúne fotografias selecionadas do Arquivo Histórico Waldemar Duarte, datadas da época em que o escritor José Lins viveu. Cada imagem é acompanhada de uma poesia assinada por escritores nascidos ou radicados na Paraíba. Na mostra estarão representados diversos estilos e vertentes poéticas de autores de diferentes gerações. Estão presentes poesias de Maria Valéria Rezende, Vitória Lima, Mirtes Waleska, Cyelle Carmem, Bruno Gaudêncio, Thiago Lia Fook, Jairo Cézar e Jessier Quirino, inspirados por fotos de diferentes décadas.

A quarta exposição traz como tema a Vida e a Obra de José Lins do Rego e está montada no museu. O enfoque é para os 80 anos do livro “Menino de Engenho”, um dos mais populares títulos do escritor paraibano.

Outras atividades – Além das exposições, a Semana José Lins trará espetáculos teatrais, musicais, contação de histórias, exibição de filmes e oferecerá oficinas de literatura e dança. O evento é gratuito e aberto ao público. A programação inicia no domingo (3), às 17h, com a abertura das exposições, performance do ator Fernando Teixeira no Teatro de Arena e show da cantora Cátia de França com participação do grupo Camerata Arte Mulher, no Cine Banguê.