João Pessoa
Feed de Notícias

Salão de Artesanato supera expectativa e vende R$ 50 mil somente no sábado

segunda-feira, 7 de junho de 2010 - 15:28 - Fotos: 
No dia seguinte de sua abertura, o 12º Salão de Artesanato Paraibano atingiu R$ 50 mil em vendas diretas feitas pelos artesãos participantes no sábado (5), sem incluir o valor de encomendas a serem entregues posteriormente. O evento foi aberto pelo governador José Maranhão na sexta-feira (4), numa imensa tenda armada na Avenida Otacílio Nepomuceno, no Bairro do Católe, em Campina Grande, instalada pela Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE).

O Salão está agradando a quem o visita pelos amplos espaços onde estão dispostas 13 tipologias: fios, fibras,  tecelagem, couro, artesanato indígena, madeira, cerâmica, metal, brinquedos populares, cordel, pedras, habilidades manuais e gastronomia.

Na entrada, o visitante se depara com uma exposição de sete ‘looks’ assinados por estilistas nacionais e paraibanos – Ronaldo Fraga, Renato Imbroisi/Liana Bloisi, Iuri Sarmento, Haendel Melo/Benigna Leal Melo e Ari Rodrigues, confeccionados pelos artesãos e que podem gerar novas possibilidades para o artesanato junto à indústria da moda.

Ainda nesse primeiro espaço, televisores exibem um documentário sobre ‘As Cabritas’, artesãs integrantes da cooperativa que leva esse nome, localizada na cidade de Boa Vista, e que são as grandes homenageadas do evento. Elas trabalham com o tecido chita na confecção de bolsas e acessórios que fazem sucesso nas feiras e eventos artesanais em todo o País.

Os espaçosos ambientes do Salão criados pela arquiteta Sandra Moura dão um ar de sofisticação e modernidade onde os visitantes podem circular livremente sem atropelos, fazendo suas compras em cada tipologia sem precisar enfrentar verdadeiros labirintos como se via antigamente em eventos dessa natureza.

O espaço da gastronomia serve como um ambiente de lazer e descanso após as compras e, nos finais de semanas, estão sendo realizadas apresentações de grupos folclóricos e trios de forró. O evento abriga 500 artesãos que representam 5.040 cadastrados no Programa de Artesanato Paraibano, abrangendo cerca de 25 mil famílias que vivem deste segmento no Estado. A promoção do Governo do Estado está sendo um dos melhores programas para o turista que chega a Paraíba, conhece e desfruta do ‘Maior São João do Mundo’.

Goretti Zenaide, da Assessoria de Imprensa do Programa de Artesanato Paraibano