João Pessoa
Feed de Notícias

Salão de Artesanato movimenta cerca de R$ 200 mil em vendas em uma semana

segunda-feira, 15 de junho de 2015 - 18:20 - Fotos:  Secom-PB

Com o tema “Mãos que trabalham nossa cultura”, a 22ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba, em Campina Grande, já comercializou aproximadamente R$ 200 mil, com 11 mil peças vendidas e diversas encomendadas em apenas uma semana. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), que também comunicou a presença de turistas brasileiros e internacionais oriundos da França, Holanda, Inglaterra, África do Sul e Portugal.

Em meio aos festejos do Maior São João do Mundo e férias escolares, os artesãos produzem e comercializam em ritmo acelerado para atender a demanda dos visitantes que querem levar para casa uma recordação da Paraíba e do Brasil. São 400 artesãos de 62 municípios paraibanos, distribuídos em uma área de 2.900 metros quadrados próxima ao Parque do Povo.

Com o saldo positivo, a tipologia fios lidera o ranking de vendas, seguido de habilidades manuais, madeira, couro, gastronomia e cerâmica. E na Semana do Meio Ambiente, em parceria com a Sudema, os artesãos tiveram a oportunidade de participar de palestras sobre o racionamento e desperdício de água, oficinas de reciclagem de produtos orgânicos e não orgânicos (puff de garrafa pet), bem como da oficina de argila.

“Cada visitante tem uma percepção diferente do Salão e estão adorando, pois diariamente ouço elogios devido os produtos dos artesãos e a organização. Todos os dias a visitação tem sido intensa com o auxílio de tradutores e já tem gente na fila esperando mesmo antes de abrirmos as portas”, comemorou a gestora do PAP, Lu Maia.

Ela informou ainda que há o serviço de Ouvidoria prestado por funcionário da Funesc, bem como, infraestrutura adequada para acomodar satisfatoriamente todos os artesãos. “Cada estande contém módulos, mesas, prateleiras, carpetes, iluminação, além das salas de primeiros socorros do Hospital de Trauma de Campina Grande e brigada de incêndio’, concluiu Lu.

O Salão de Artesanato da Paraíba acontece até o dia 30 de junho abrangendo todas as tipologias do artesanato: fios, madeira, algodão colorido, fibra, cerâmica, couro, tecelagem, brinquedo, pedra, metal, osso, artesanato indígena, cordel, xilogravura, habilidades manuais e ainda conta com um espaço voltado à gastronomia regional.

Serviço - O Salão funciona diariamente das 15h às 22h. Nenhum dia será fechado e não haverá rodízio de tipologia habilidades manuais. A visitação é gratuita. O PAP é vinculado à Secretaria de Estado de Turismo Desenvolvimento Econômico. O evento conta com o apoio do Governo Federal, Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), Sebrae-PB, Linhas Círculos, Made In Paraíba, Escola de Inglês CNA, IFPB, Água Mineral Indaiá e Grupo 3 Corações.