João Pessoa
Feed de Notícias

Salão de Artesanato movimenta mais de R$ 150 mil em quatro dias de vendas

sexta-feira, 20 de junho de 2014 - 18:16 - Fotos:  Cláudio Goes / Secom-PB

Com o tema “Da terra, a nossa arte”, a 20ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba, que acontece até o dia 6 de julho, em Campina Grande, já movimentou o equivalente a R$ 156.256,05 em vendas e encomendas adquiridas por meio das tipologias mais comercializadas, como fios, cerâmica e couro. As vendas foram contabilizadas no período de 14 a 18 de junho.

Neste feriado religioso nacional de Corpus Christi (19), o fluxo de visitantes, principalmente de turistas estrangeiros, superou a expectativa da organização produzida pelo Programa de Artesanato da Paraíba (PAP). “Quando abrimos a feira no início da manhã, já havia cerca de seis ônibus de turismo aguardando o horário da abertura. Nestes últimos dias de vendas a tipologia homenageada – cerâmica – deu um salto de vendas impressionante. Agora vamos passar a contabilizar o número de visitação”, destacou Eugênia, integrante do PAP. Nestes dias 23 e 24, véspera e dia de São João, o Salão vai ficar aberto ao público normalmente.

O Salão deste ano busca resgatar a tradição da confecção de peças em cerâmica como jarros, utensílios domésticos, decorativos e esculturas. Cerca de 3.700 artesãos estão comercializando seus trabalhos, representando os mais de 6 mil integrantes do programa estadual de incentivo ao setor artesanal.

O evento está instalado em uma área de cerca de 3 mil metros quadrados, abrangendo todas as tipologias do artesanato paraibano: fios, madeira, algodão colorido, fibra, cerâmica, couro, tecelagem, brinquedo, pedra, metal, osso, artesanato indígena, cordel, xilogravura, habilidades manuais e ainda conta com um espaço voltado à gastronomia regional.

O Programa do Artesanato Paraibano é vinculado à Secretaria de Estado de Turismo Desenvolvimento Econômico. O evento conta com o apoio do Governo Federal, Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), Sebrae-PB e Governo do Estado da Paraíba. Para mais informações entrar em contato com o PAP através dos telefones 3216-8027 ou 8028, pelo e-mail artesanato_pb@yahoo.com.br ou ainda pelo site www.artesanato.pb.gov.br

Horário de funcionamento - Mesmo nos dias de jogo da Copa do Mundo de Futebol e feriados, como o de São João, o Salão funcionará normalmente. O atendimento será ininterrupto ao público até o dia 29 de junho, no horário das 11h às 22h. Já no período de 30 a 6 julho, será das 15h às 22h. O Salão está localizado em uma área ocupada pela concessionária Ourovel, na Avenida Severino Cabral (antiga Avenida Brasília), no bairro do Catolé, em Campina Grande.