João Pessoa
Feed de Notícias

Salão de Artesanato da Paraíba homenageia arte do crochê

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014 - 11:16 - Fotos:  Divulgação

“Das mãos floresce o crochê”. Com esse tema, cerca de 600 artesãos vão transformar criatividade em oportunidade, durante a 21º edição do Salão de Artesanato da Paraíba, que acontece a partir desta sexta-feira (19), na antiga associação do BNB, na orla do Cabo Branco, em João Pessoa.

A tipologia homenageada é uma das técnicas artesanais mais antigas e até hoje conquista pessoas de diferentes idades, seja no vestuário ou na decoração. Todas as inovações, possibilidades de formatos e cores poderão ser vistas já na entrada do Salão, onde o crochê ganhará um espaço especial.

“Nesse local, haverá uma exposição de várias peças desenvolvidas por associações, cooperativas, bem como, durante as capacitações ministradas pelo designer Renato Imbroise nos municípios de Campina Grande e João Pessoa. Queremos que as peças sejam vistas, lembradas e adquiridas pelos visitantes. Toda ambientação foi idealizada pelo arquiteto Jonas Lourenço utilizando muitas flores de crochê e adesivagem”, adiantou a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia.

Novidades – Um atrativo nesta edição, que acontece até 25 de janeiro, será o espaço de recreação voltado para as crianças. No local climatizado, haverá narração de histórias infantis, pinturas, teatro e biblioteca. Uma sala de projeção mapeada também está sendo instalada para projetar elementos em 3D. Entre as mostras, estarão exibições de fotografias de crocheteiras e um breve documentário sobre suas vidas nos municípios de Cabedelo, Areial, Galante, João Pessoa e Campina Grande.

Com o término do Salão, as lonas utilizadas na estrutura do evento serão reaproveitadas para trabalhos de preservação ambiental. O objetivo é que as comunidades sejam treinadas para confecção de bolsas. Caixas de frutas, embalagens e outros tipos de materiais recicláveis também serão utilizadas na decoração do evento.

No Salão do Artesanato, o visitante ainda vai poder conferir os trabalhos de todas as regiões da Paraíba, apresentados em várias tipologias através de peças em madeira, couro, cerâmica, fios, fibras, brinquedo popular, ferro e muitos outros. Além do artesanato, em todas as edições é possível provar da gastronomia regional e conferir apresentações musicais.

O evento já integra o calendário cultural de João Pessoa, realizado anualmente nos meses de dezembro e janeiro, além das edições em junho, mês do Maior São João do Mundo, em Campina Grande. O Salão é promovido pelo Programa de Artesanato da Paraíba, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico.

 

Funcionamento – O Salão vai funcionar diariamente das 15h às 22h, até o dia 25 de janeiro. As exceções são para os dias 24, 25 e 31 dezembro, bem como para o dia 1º de janeiro, quando o evento será fechado para as festas de final de ano. A visitação é gratuita.