João Pessoa
Feed de Notícias

Sala de Situação da Aesa é destaque em Simpósio de Recursos Hídricos

segunda-feira, 26 de novembro de 2012 - 11:02 - Fotos:  Francisco Moraes/Secom-PB

Técnicos da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba participam, a partir desta terça-feira (27), da décima primeira edição do Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste que será realizado na capital. Os servidores do Estado vão ministrar oficinas, coordenar mesas de debates e apresentar estudos científicos sobre qualidade da água, educação ambiental e bacias hidrográficas.

Um dos destaques do evento vai ser o estande do Centro de Gestão de Situações Críticas da Aesa, também conhecido como Sala de Situação. O serviço monitora informações sobre clima, solo e níveis dos reservatórios em todo o Estado. O espaço vai contar ainda com uma Estação Meteorológica que exibirá, em tempo real, as condições climáticas do local do evento. Um meteorologista vai demonstrar como o equipamento funciona em condições de alerta de seca ou enchente.

A programação do evento conta ainda com a mesa redonda “Prevenção e instrumentos de gestão de riscos hidrometeorológicos”, coordenada pela presidente da Aesa, Ana Maria Torres. O curso “Caracterização automática de bacias hidrográficas a partir de imagens SRTM e ferramentas do ARCMAP” ministrado pelo gerente executivo de Operação de Mananciais, Gerald Norbert Sousa da Silva.

O estudo “Espacialização do enquadramento dos corpos d’água no estado da Paraíba” da engenheira química Marie Eugénie Malzac Batista. A sessão técnica “Participação social na aplicação dos instrumentos da política de recursos hídricos”, coordenada por Ana Emília Duarte Barbosa Paiva. Além do trabalho “Educação ambiental infantil e recursos hídricos: saberes e cuidados”, de Vanessa Oliveira Fernandes, também integram o simpósio.

O Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste será aberto a todos os interessados na temática de mudanças climáticas, a exemplo de estudantes, profissionais da área e sociedade civil. Entre os principais temas debatidos está a prevenção aos riscos ocasionados pelas mudanças climáticas. A programação completa do evento está disponível no site www.aesa.pb.gov.br.