João Pessoa
Feed de Notícias

Safra da Paraíba deve atingir 171 toneladas este ano com assistência da Emater

sábado, 11 de junho de 2011 - 15:00 - Fotos: 

A produção de algodão agroecológico na Paraíba em 2011 deve ser de 171 toneladas em rama, sendo branco e colorido, o que representa um avanço na área plantada. Isso está sendo possível devido à atenção dada aos produtores por parte do Governo do Estado, através da Emater, que oferece a assistência indispensável para se obter uma boa prática.

A Rede Paraiba de Algodão Agroecológico articula 31 municípios, com 331 famílias numa área de 328 hectares. No final de maio deste ano foi realizado no Centro de Eventos Marista, em Lagoa Seca, um encontro com agricultores familiares, sindicatos de trabalhadores rurais, instituições de assessoria técnica como a Emater, organizações não-governamentais e empresas compradoras do produto. O evento serviu para discutir medidas que consolidem o avanço dessa cultura em território paraibano.

A cadeia produtiva do algodão agroecológico, a sua comercialização, a geração de renda, organização social, transição agroecólogica, entre outras temáticas foram abordadas neste evento. A Emater esteve presente com técnicos e agricultores familiares assessorados pela empresa nos Territórios da Borborema, Baixo Paraíba, Piemonte da Borborema e Médio Sertão.

Das 331 famílias de agricultores familiares que trabalham na Paraíba com algodão agroecológico, a Emater presta assistência a 197 que são residentes em 28 municípios, numa área plantada e assistida de 221 hectares. A expectativa de produção é de 132 toneladas de algodão branco em rama na presente safra.