Fale Conosco

11 de agosto de 2011

Rota Turística 101: mapeamento na Paraíba tem início nesta sexta-feira



Técnicos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Sebrae-PB e Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) iniciam nesta sexta-feira (12) o mapeamento dos atrativos turísticos que serão inseridos na ‘Rota Turística 101’. A proposta do projeto é inserir roteiros das cidades localizadas às margens da rodovia BR 101, que liga os estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O mapeamento deverá estar pronto até o dia 26 de agosto e o lançamento está previsto para ocorrer em novembro deste ano.

A consultora de Planejamento da PBTur, Débora Luna, disse que foi elaborado um questionário para ser aplicado nos estabelecimentos e atrativos turísticos, abordando pontos importantes como segurança, higiene, capacidade de carga e acesso. Essas informações constarão no relatório e servirão de base para que o consultor/crítico possa classificar os equipamentos, e também para que seja possível verificar o que será preciso melhorar.

De acordo com Débora Luna, a ‘Rota Turística 101’ vai seguir o modelo da Rota 233, criada pelo governo de Pernambuco e que contempla 52 estabelecimentos comerciais, entre restaurantes, barracas de frutas, cafés, casas de queijos, tapiocarias e lojas de conveniências de 17 municípios de quatro regiões. Os guias gastronômicos já estão sendo distribuídos em todos os postos de informações da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Na Paraíba, o projeto envolverá municípios localizadas nas fronteiras com Pernambuco (direção sul) e Rio Grande do Norte (direção norte). Segundo Débora Luna, o roteiro dentro da Paraíba terá início no Posto Fiscal do Estado – fronteira com Pernambuco –, seguindo para João Pessoa, cruzando Pitimbú e Conde.

Nestas cidades do Litoral Sul serão mapeados os estabelecimentos instalados nas praias Bela, Tambaba, Coqueirinho, Tabatinga, Carapibus e Jacumã. “Nesses destinos, será feito um levantamento dos equipamentos disponíveis, como barracas de praia e restaurantes, e dos atrativos que serão indicados no guia. Faremos o levantamento também das atividades relevantes, como a existência de passeios, trilhas e comercialização de artesanato que se sobressaiam nessas regiões”, ressaltou.

Roteiro – Saindo da praia de Jacumã, a rota segue para João Pessoa. Conforme a consultora da PBTur, na Capital será feito o circuito orla, até Cabedelo. “É importante lembrar, que em João Pessoa, assim como nos outros municípios, há equipamentos e atrativos importantes da região que não fazem parte da Rota 101. Para compensar, criamos um espaço, dentro do guia, em que constarão essas informações”, disse Débora Luna.

De Cabedelo, a rota segue em direção ao píer onde funciona a travessia de balsas até Lucena, seguindo em direção aos municípios do Litoral Norte (Lucena, Rio Tinto, Baia da Traição e Mataraca), até o limite com o Rio Grande do Norte. “De lá, até o limite com Pernambuco – sentido de volta da Rota 101 –, ela segue direto pela BR-101, onde serão mapeados os equipamentos ao longo da rodovia”, concluiu a consultora.