Fale Conosco

8 de julho de 2011

Rota Turística 101: comissão vai mapear atrativos turísticos do litoral Sul



João Pessoa, Conde e Pitimbu serão as cidades que vão iniciar o mapeamento dos atrativos turísticos que comporão o Projeto Rota Turística 101. A decisão foi tomada pela Comissão Permanente de Planejamento das ações com vistas à Copa de 2014 da Paraíba. Serão mapeados os atrativos que se encontram às margens da rodovia federal até o limite com o Estado de Pernambuco.

A Rota Turística 101 segue o modelo da ‘Rota 232’ lançada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco. São 553 km integrando quatro regiões daquele estado, onde todos os atrativos turísticos foram mapeados. Na Paraíba, o primeiro passo da Comissão vai ser quantificar os atrativos e avaliar os que já estão prontos. Os integrantes da comissão também irão apontar os atrativos que necessitam de algum tipo de intervenção para estruturação ou adaptação.

A Comissão de Planejamento prevê que o mapeamento seja concluído até o final deste mês. Os resultados serão apresentados em reunião que será realizada em Recife no dia 21. Antes, porém, haverá uma reunião no dia 14, na sede da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), que contará com as presenças dos representantes do Sebrae-PB, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) e da Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur).

Os trabalhos da Comissão de Planejamento terão a contribuição da consultora do Sebrae-PB, Juliana Gondim, que já realizou uma ação parecida nos municípios da Mata Sul da Paraíba. A consultora fará o levantamento dos atrativos do Conde e Pitimbu, utilizando também a rota da rodovia estadual PB-008.

Ficou definido também que a Setur de João Pessoa fará o levantamento dos pontos turísticos da Capital, e a PBTur listará os equipamentos que se encontram às margens da BR-101. “Vamos tomar nota de tudo que precisamos, assim como uma melhor infraestrutura: estradas, ruas, sinalização entre outros pontos, para levarmos aos órgãos competentes”, afirmou a consultora de Planejamento do PBTur, Débora Luna.