João Pessoa
Feed de Notícias

Rômulo visita projeto que garante acessibilidade à praia

sábado, 18 de janeiro de 2014 - 20:16 - Fotos: 

O vice-governador Rômulo Gouveia visitou, neste sábado (18), as atividades do projeto “Acesso Cidadão ao Lazer, Esporte, Arte e Cultura”, que garante acessibilidade à praia das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. O projeto acontece todos os sábados, das 7h às 12h, em frente à Fundação Casa José Américo, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa.

“Este é um projeto muito importante, porque exerce diversas atividades. O verão é o ponto alto deste projeto, mas tem atividade o ano inteiro, o que torna a Paraíba uma referência no acesso à praia de forma inclusiva”, explica Rômulo.

A ação, que acontece há um ano, tem o apoio do Governo do Estado, com a logística da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), que cede o ônibus para o deslocamento dos bairros até a praia.  “Vimos que havia um projeto parecido, e que poderíamos ampliá-lo aqui, neste espaço. A aceitação tem sido muito boa pela sociedade, inclusive por idosos que participam do projeto”, diz o presidente da ONG Acesso Cidadão, Genilson Machado.

A psicóloga Aine Porto Barreto, que participa do projeto desde o começo, destaca a importância das atividades. “Eu moro aqui perto, mas tem muitos outros deficientes que não tinham acesso à praia, que não entravam no mar há anos. Com o Acesso Cidadão, as pessoas podem ter uma vida de inclusão e participação”, disse.