João Pessoa
Feed de Notícias

Rômulo visita cooperativa de mel e entrega cheques do Empreender PB

quinta-feira, 13 de março de 2014 - 18:17 - Fotos: 

A Associação de Apicultores e Meliponicultores da Região do Brejo (Apismel), localizada no município de Pirpirituba, no Brejo paraibano, ganhou, nesta quinta-feira (13) a oportunidade de ampliar os negócios. Em solenidade realizada na quadra de esportes do grupo escolar Humberto Lucena, o governador em exercício Rômulo Gouveia entregou créditos do Empreender Paraíba no valor de R$ 172,3 mil para a entidade.

A Apismel, que hoje produz 21 mil quilos de mel por ano, cm o financiamento, poderá mais do que duplicar a produção e chegar a 45 mil quilos de mel por ano. Logo após a entrega dos cheques, o governador em exercício visitou as instalações da Apismel.

Na ocasião, Rômulo Gouveia destacou que o Empreender tem investimentos importantes em toda a Paraíba, somando nos últimos três anos e dois meses R$ 49 milhões aplicados em benefício de micro e pequenos empreendedores. “Esses recursos se destinam a pessoas que vão fortalecer a economia da cidade e da região. Essa é a marca do Empreender, programa criado no início da gestão de Ricardo e com investimentos em toda a Paraíba”, disse.

De acordo com Rômulo, o Empreender também investe noutros setores produtivos, a exemplo da mineração, da piscicultura, ou seja, financia projetos em todas as regiões porque é mais um instrumento de desenvolvimento ao lado do Projeto Cooperar, considerados ferramentas de apoio aos arranjos produtivos locais.

O governador em exercício ainda lembrou que a região do Brejo também tem sido beneficiado com diversas obras de pavimentação ou rejuvenescimento de rodovias por parte do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que também proporcionam o desenvolvimento das cidades e das regiões.

O prefeito de Pirpirituba, Rinaldo Lucena Guedes, agradeceu ao Governo do Estado pelas ações do Empreender em seu município e em todo o estado. A secretária municipal da Ação Social, Niedja Fabiana, avalia que o Governo do Estado, por meio do Empreender PB, tem proporcionado conquistas aos pequenos empreendedores paraibanos e parabenizou a Apismel pelo trabalho que já é reconhecido na região contribui com o crescimento do município.

Apismel – A Associação possui 25 componentes e se destaca pela forma de trabalho focada na ‘Apicultura Migratória’, que desloca as colmeias de acordo com as floradas, evitando interromper a produção. Isso permite que apicultores de todo o Brejo e região sejam beneficiados.

O presidente da Apismel, Renault Lucena Targino, comemorou a conquista do financiamento do Empreender, cujos recursos vão garantir o aumento da capacidade de produção com a aquisição de máquinas, equipamentos, insumos, embalagens, potes plásticos e assegurarão uma reserva para capital de giro. A Associação tem 800 colmeias. “Esses novos recursos vão nos dar condições para concorrer no mercado com mel à base de compostos, como mel com agrião, mel com romã, gengibre, spray bucal, enfim, vamos agregar valor”, destacou Renault.

Ao final do processo de produção, a Apismel fornece para o mercado mel em balde e garrafa de 100 ml e 500 ml, bisnagas de 200 g e 500 g, pote de mel de 250 g, 300 g e 700 g, sachet de 0,05 g e de 0,10 g, além da linha fitoterápica, encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais, como o conhecido mel com própolis e agrião, e similares.

Programa de microcrédito – O Empreender PB trabalha atualmente com cinco linhas de crédito disponíveis para atender os interessados de qualquer parte do estado. As linhas disponíveis são Individual, Coletivo, Artesanato, Gás natural e Empreender Mulher, e cada uma possui sua especificidade. O empreendedor interessado deve ser maior de 18 anos e morar no estado há pelo menos seis meses. O contato com o Empreender-PB pode ser pelo telefone 83.3218-4428 e/ou redes sociais: Facebook – (facebook.com/empreenderpb) / Twitter – (@EmpreenderPB).

Participaram da solenidade os prefeitos Adailma Fernandes, (Serra da Raiz); Edson Gomes (Duas Estradas); Cícero Francisco da Silva (Caiçara); Fabiano Pedro (Lagoa de Dentro); Nadir Fernandes (Curral de Cima); Iraponil Siqueira (vice-prefeito de Pilõezinhos); Betânia dos Anjos, vice-prefeita de Belém, além do ex-deputado estadual Tarcísio Marcelo, empresários João Rafael e Antonio Inácio, gerente executivo do Empreender, Eduardo Morais, Thadeu Vinícius, técnico do programa, além de diversos vereadores da região.