João Pessoa
Feed de Notícias

Rômulo recebe missão do Fida e trata de financiamento para agricultura

terça-feira, 27 de março de 2012 - 16:20 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

Foto: José Marques/Secom-PB

O governador em exercício da Paraíba, Rômulo Gouveia, recebeu, na manhã desta terça-feira (27), no Palácio da Redenção, a diretora Latino Americana do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Josefina Stubbs. Ela veio de Roma para tratar de um financiamento dentro do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri e Seridó (Procase).

Para Josefina Stubbs, a reunião foi útil para confirmar o compromisso do Estado em tocar o programa e apoiar os pequenos produtores rurais das áreas mais atingidas pela seca. “Temos a certeza que o com o empenho do governo no atendimento das metas o convênio será assinado nos próximos meses”, disse. Segundo ela, que pela primeira vez vem à Paraíba, a Fida apoiará o Estado no que for necessário para que o projeto avance.

Josefina ressaltou que, ao longo de 30 anos, projetos como o Procase têm ajudado no desenvolvimento e na transformação das condições de vida de produtores rurais. “O Brasil vive um momento espetacular, com políticas públicas e iniciativas que demonstram compromisso com a redução da pobreza extrema. A Fida tem a honra de passar por esse processo transformador”, completou.

A modificação da lei 8.973, de 23 de novembro de 2009, autorizando a Estado a contrair o financiamento, será votada nesta quarta-feira (28), pela Assembleia Legislativa da Paraíba. O financiamento prevê apoio a projetos de melhoria da produção agrícola, acesso aos mercados, formação técnica e vocacional dos jovens e políticas de desenvolvimento rurais em 55 municípios localizados no Cariri, Seridó e Curimataú paraibanos.

Rômulo destacou o empenho do atual governo para atingir as metas fiscais e financeiras e retomar projetos que estavam parados, como o Procase. “Esperamos que a Assembleia autorize esse financiamento para que o Estado garanta o desenvolvimento agrícola e econômico nos municípios do nosso semiárido”, disse.

Leite de cabra em pó – Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, que também participou da reunião,  o objeto que está sendo tratado como prioridade pelo Governo do Estado passará por aprovação da mudança da lei na Assembleia Legislativa da Paraíba e depois será levado para o Tesouro Nacional e o Senado Federal. Um dos projetos previstos no Procase é a implantação de uma fábrica de leite de cabra em pó, orçada em US$ 2,5 milhões.

“Somando esse empréstimo às contrapartidas do Governo do Estado, do Pronaf e dos produtores, teremos US$ 49 milhões para investir na base produtiva, com ações na caprinocultura de leite, carne e couro, no sisal, no caju, na mineração e na assistência técnica, para que as regiões do Cariri, Seridó e Curimataú possam se desenvolver com sustentabilidade”, destacou.    

A reunião também contou com as presenças do gerente de programa do Fida no Brasil, Ivan Cossio, do secretário executivo de Agricultura Familiar no Estado, Alexandre Eduardo, e de técnicos da área de agricultura da Paraíba.