João Pessoa
Feed de Notícias

Rômulo participa de solenidade do Incra sobre anúncio de ações para o semiárido

segunda-feira, 26 de agosto de 2013 - 17:59 - Fotos:  Cláudio Goes / Secom-PB

O vice-governador Rômulo Gouveia participou, na manhã desta segunda-feira (26), de solenidade com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Mário Guedes de Guedes, no auditório do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em Campina Grande. Na oportunidade, o presidente anunciou ações para a reforma agrária no semiárido brasileiro, em especial na Paraíba, através de um termo de cooperação que foi assinado com o Insa, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério da Saúde.

Rômulo abriu o evento dando as boas vindas aos presentes e destacando as parcerias que estão sendo executadas com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. “Nós do Governo da Paraíba queremos celebrar mais parcerias para que outros benefícios cheguem à população da zona rural que ainda sofre com os efeitos da seca que nos castiga”, destacou.

Entre as ações anunciadas estão a universalização da assistência técnica nos assentamentos localizados no semiárido, que compreende regiões dos nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais. Também foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Incra e o Insa, que tem por objetivo a execução de ações conjuntas e coordenadas entre os dois institutos nos assentamentos localizados no semiárido.

Já com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) a parceria será para os estudos relativos à oferta de um curso superior na área de saúde voltado ao público da reforma agrária, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Executado pelo Incra, o programa tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados. “Esta parceria é fundamental para que possamos estimular a educação no campo”, disse Carlos Mário Guedes, que também destacou as parcerias com o Governo do Estado.