João Pessoa
Feed de Notícias

Rômulo participa de reunião com gestores da segurança pública

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014 - 16:41 - Fotos:  Roberto Guedes / Secom-PB

O governador em exercício, Rômulo Gouveia, se reuniu com a cúpula da segurança pública na manhã desta sexta-feira (28), no Palácio da Redenção, e, após avaliar o plano operacional de segurança para o carnaval, anunciou que 5.000 policiais militares, civis e bombeiros integram o plano, já em execução. A reunião contou com as presenças do secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, e do comandante geral do Corpo de Bombeiros, Jair Carneiro.

Durante o período carnavalesco, Rômulo visitará vários municípios e fará o acompanhamento do trabalho das polícias, além de prestigiar os festejos em algumas cidades. “A ação é integrada com a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, os patrulheiros rodoviários do DER, os agentes de trânsito da Lei Seca, garantindo a segurança que já começou desde a abertura do Folia de Rua”, destacou.

Na reunião, que acontece uma vez por mês, o governador em exercício conheceu o relatório da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social relativo às ocorrências de fevereiro e constatou que as ações das polícias estão conseguindo reduzir os índices de homicídios na maioria das regiões da Paraíba. “O trabalho preventivo das polícias é fundamental porque evita que ocorram casos de violência. Parabenizo a todos os comandantes, delegados e policiais e desejo êxito nesse plano de segurança do carnaval”, destacou, acrescentando que sempre tem interagido com os que fazem a segurança pública no Estado.

O esquema de segurança inclui o reforço de 3.250 policiais militares, 900 policiais civis e 800 bombeiros. O secretário Cláudio Lima disse que o Governo do Estado disponibilizou todos os meios para garantir o total apoio da segurança em todas as cidades paraibanas. “Estamos usando todo efetivo das nossas forças de segurança para garantir a tranquilidade neste carnaval, tanto nas cidades que realizam as festas como também nas que não tem”, revelou.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, lembrou que para esse carnaval os policiais receberam instruções nas áreas de trânsito e também para coibir crimes ambientais. “Os batalhões e companhias fizeram parcerias entre si e com a Sudema (Superintendência de Administração Meio Ambiente) para promover essa capacitação e troca de conhecimentos com o objetivo de agir de forma mais qualificada também em ocorrências de trânsito e pertubação do sossego, que são provocados por causa de som alto em sua maioria”, pontuou.