João Pessoa
Feed de Notícias

Rômulo participa de lançamento do Seminário sobre Mobilidade Urbana e Região Metropolitana de Campina Grande

quarta-feira, 29 de maio de 2013 - 17:56 - Fotos:  Cláudio Goes / Secom-PB

O vice-governador Rômulo Gouveia participou, nesta quarta-feira (29), do lançamento do seminário “Cidade Expressa: Mobilidade Urbana e Região Metropolitana de Campina Grande”, que acontecerá no dia 7 de junho, no Teatro da Facisa.

O Governo do Estado tem investimentos importantes na mobilidade urbana em Campina Grande, a exemplo da expansão e duplicação da Avenida Almeida Barreto e 18 km de pavimentação asfáltica, ligando a Alça Sudoeste, no Bairro das Cidades, ao distrito de Catolé de Boa Vista”, ressaltou Rômulo, durante pronunciamento no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande.

O vice-governador lembrou que, em 1999, apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de lei criando a Região Metropolitana de Campina Grande. No entanto, o governador da época vetou a propositura. Dez anos depois, o projeto foi apresentado por outro deputado e depois sancionado. “A tarefa agora do Governo do Estado é reunir os prefeitos da região, a partir de Campina Grande, para que eles façam a adesão à Região Metropolitana e depois promova a sua instalação, que será importante para executar políticas públicos comuns e garantir mais recursos”, ressaltou.

O empresário Álvaro Barros, presidente da Associação Comercial, agradeceu o apoio do Governo do Estado e conclamou a sociedade para participar do importante evento, “que pode mudar a realidade socioeconômica da região”.

Também participaram do lançamento representantes da Prefeitura de Campina Grande e da Associação Comercial, Sitrans, Sebrae, Federação das Associações Comerciais, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) e Instituto Cresce Campina, com o apoio da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Federal da Paraíba e da Facisa.

Conselho – A Região Metropolitana de Campina Grande terá a gestão de um Conselho Administrativo, composto pelo Governador do Estado, que o presidirá, o prefeito de cada um dos municípios, além de um membro com capacitação técnica/administrativa designado pelo chefe do Executivo Estadual, a partir de um lista tríplice dentre os municípios integrantes.

A Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimentodo Estado (Suplan), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Secretaria de Estado de Educação e Cultura e Secretaria de Estado da Saúde prestarão apoio técnico e administrativo ao Conselho Administrativo.

Dentre as competências do Conselho Administrativo, estão a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Campina Grande, o estabelecimento de política e diretrizes de desenvolvimento e também o estudo de possibilidades de unificação de tarifas dos serviços públicos essenciais, como telefonia, postagem e transportes coletivos, no âmbito dos municípios.