João Pessoa
Feed de Notícias

Rômulo participa de abertura do Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica

sexta-feira, 14 de março de 2014 - 10:43 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

O governador em exercício, Rômulo Gouveia, participou da abertura do XI Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica, na noite dessa quinta-feira (13), no Centro de Convenções do Tropical Hotel Tambaú, em João Pessoa. O congresso, que acontece até este sábado (15), é promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, com o apoio do Governo do Estado, e conta com a participação efetiva do Hospital Infantil Arlinda Marques, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que montou um stand onde estão sendo divulgados todos os serviços oferecidos pela instituição.

Nós temos avançado muito em parcerias. O congresso vai preparar, cada vez mais, as diretrizes do governo, trazendo recursos e experiências nesta área da ortopedia pediátrica para o nosso Estado”, disse Rômulo Gouveia.

O Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica tem como objetivo oferecer educação científica e atualização com qualidade e é voltado para ortopedistas, traumatologistas, clínicos gerais, pediatras, residentes e estudantes de graduação em Medicina. “O principal legado é a cooperação científica para a ortopedia paraibana”, disse o ortopedista pediátrico Francisco Laécio Vieira Damaceno, organizador do evento e fundador do setor de Ortopedia Pediátrica do Arlinda Marques, que existe há quatro anos.


Cerca de 300 médicos especialistas do Brasil e do Mundo, a exemplo dos Estados Unidos e da França, estão reunidos no evento, cujas atividades começaram na manhã dessa quinta-feira, com uma sessão científica. Um dos temas abordados foi “O Tratamento de Deformidade Residual da Doença de Legg-Calvé-Perthes”, apresentado pelo ortopedista Eduardo Novais, professor assistente da Universidade do Colorado no Estados Unidos.

Para Eduardo Novais, o congresso é um momento ímpar para se discutir e trocar experiências sobre o que há de mais novo na ortopedia pediátrica. “É uma educação médica continuada, estamos nos aprofundando no conhecimento regional e João Pessoa está de parabéns por sediar esse evento tão importante para a sociedade e para classe médica especializada”, enfatizou.

 

O presidente eleito da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Luiz Antônio Munhoz, também destacou a importância do evento não só para classe de médicos ortopedistas pediátricos como também para a sociedade. “Tudo que está sendo discutido aqui será colocado na prática pelos médicos junto aos pacientes”, destacou.

O secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza também destacou a importância do congresso. “Nós temos o Hospital Arlinda que é referência para toda a Paraíba e, com esse evento, novos conhecimentos científicos serão colocados em prática e o melhor é que quem vai ganhar tudo isso é o paciente que está lá interior do Estado a espera de um atendimento ou de uma cirurgia”, afirmou o secretário.

Para o diretor geral do Hospital Arlinda Marques, Bruno Leandro de Souza, o XI Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica é um momento que vai ficar marcado na história da ortopedia pediátrica na Paraíba. “Temos o Arlinda Marques como hospital de referência em pediatria e com esse congresso vamos aperfeiçoar ainda mais os nossos conhecimentos que serão aplicados nos pacientes”, disse.

De acordo com a programação, até este sábado haverá palestras dos especialistas internacionais e nacionais que atuam no exterior, como Luciano de Sousa Dias (Chicago – Estados Unidos), Eduardo Novais (Colorado – Estados Unidos), Paulo Selber (Melbourne – Austrália), além do renomado professor Alain Dimeglio (Montpellier – França).