João Pessoa
Feed de Notícias

Rômulo participa da abertura da 41ª Couromoda em São Paulo

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014 - 18:14 - Fotos:  Secom-PB

O vice-governador Rômulo Gouveia participou, nesta segunda-feira (13), da abertura da 41ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda (Couromoda). A solenidade aconteceu no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, e foi aberta pelo governador Geraldo Alckmin. O evento que segue até o próximo dia 16 conta com a participação de 13 empresas do setor calçadista da Paraíba e deverá projetar vendas do calçado paraibano durante seis meses.

Os empresários da Paraíba ocupam um estande de 150 m² promovido pelo Governo da Paraíba, através da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em parceria com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Campina Grande (SEDE- PMCG). A expectativa dos organizadores do evento é de que passem pela Couromoda 85 mil profissionais do setor e compradores de mais de 60 países.

De acordo com o vice-governador Rômulo Gouviea, o apoio ao desenvolvimento do setor calçadista é uma constante no Governo da Paraíba. “Nestes três anos de governo, seguindo orientação do governador Ricardo Coutinho, temos trabalhado forte sobre as políticas de incentivo ao setor de calçados. Com a participação dos empresários paraibanos na Couromoda, da mesma forma como temos apoiado a participação deles em todos os eventos do segmento, esperamos movimentar as vendas e impulsionar ainda mais nossa economia paraibana”, afirmou.

São treze as empresas participantes da Couromoda em 2014: Be e Bi, Hawai, Via Shalon, Bebezinho, Termo-PU, Personal Sandálias, Pekenos Mimos, Via Arte, Carreiro, D’fera, Donna, Recboll e Eva Bag & Shoes.

E os empresários paraibanos levaram à Couromoda deste ano um leque diversificado de produtos para atrair mais compradores, de acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico da CINEP, Juliano Gorski. “São sandálias, artigos esportivos, calçados femininos e masculinos, tanto em couro como em borracha, uma grande variedade para atender diversos públicos. A perspectiva, com isso, é ampliar nossa projeção dos nossos calçados sobre os mercados nacional e internacional”, comentou.

A parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Campina Grande e Sebrae foi apontada pelo prefeito Romero Rodrigues, que também participou da abertura da Couromoda, como de fundamental importância para dar projeção sobre a qualidade dos produtos fabricados na Paraíba. “Em momentos como este, é de fundamental importância que empresários e poder público estejam unidos para abrir possibilidades cada vez maiores para o calçado paraibano e viabilizar o crescimento da nossa economia”, frisou.

O empresário Airton Filho, da Personal Sandálias, relatou que a Couromoda é como uma abertura de portas para os negócios do ano. “Este é o nosso primeiro contato do ano com os compradores do mercado de dentro e de fora do Brasil. Apresentamos nossas opções de produtos e ficamos de olho em como serão as tendências do setor de calçados”, destacou.

Referência em exportação

Além da tradição na produção de calçado, a Paraíba possui colocação de destaque quanto à exportação de seus produtos. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) colocam a Paraíba como o 2º principal estado exportador do país, entre janeiro e novembro de 2013. Foram mais de 25 milhões de pares no período

Também sobre o valor das vendas realizadas entre janeiro e novembro do ano passado, a Paraíba é referência no setor. Com 90 milhões de dólares negociados com outros países, o estado ocupa a quarta posição no Brasil, atrás apenas do Rio Grande do Sul, Ceará e São Paulo.