João Pessoa
Feed de Notícias

Rômulo Gouveia profere palestra sobre desenvolvimento da Paraíba

sexta-feira, 4 de abril de 2014 - 12:04 - Fotos:  Walter Rafael/ Secom-PB

O vice-governador Rômulo Gouveia proferiu palestra sobre os avanços econômicos da Paraíba. O evento aconteceu na Loja Maçônica Tabajara número 6, filiada ao Grande Oriente da Paraíba, em João Pessoa. Rômulo apresentou os índices econômicos, os indicadores das políticas que conseguiram atrair empresas e as estatísticas que mostram o avanço da Paraíba no cenário econômico nacional. O evento foi aberto ao público e contou com as participações do grão mestre, Carlos Augusto; do grão mestre adjunto, Onildo Almeida; do venerável mestre (que  administra a Loja Maçônica Tabajara número 6), José Antônio, e do grande secretario Paulemir.

Inicialmente, o vice-governador apresentou o programa viário estadual, que prevê a construção e restauração de mais de 2 mil quilômetros de estradas e falou da política para atração de investimentos. “Encontramos quase 2 mil quilômetros em situação extremamente difícil e hoje já contabilizamos mais de mil quilômetros entregues. Quem já foi a uma cidade sem asfalto sabe o transtorno que é andar em uma estrada de barro. O programa estadual Caminhos da Paraíba é um dos mais arrojados desta gestão. O nosso objetivo é chegar até o final do ano sem nenhuma cidade isolada. Encurtamos as distâncias, dignificamos as pessoas que há anos esperam por rodovias e desenvolvimento”, afirmou, ressaltando que a política para atração de investimentos privados do Governo da Paraíba já conseguiu atrair184 novas empresas e investimentos na ordem de R$ 4, 4 bilhões.

Rômulo destacou ainda os programas Empreender-PB como política de empoderamento da população e incentivo ao crédito, a retomada do programa Cooperar, que estava desativado em gestões anteriores. Falou sobre o apoio aos municípios através do Programa Pacto Pelo Desenvolvimento Social, onde o Governo investe nos municípios paraibanos com o objetivo de melhorar os indicadores sociais do Estado.

Ainda na exposição do vice-governador foram apresentados dados da Saúde, Educação e Segurança Pública, com destaque para os investimentos do Governo da Paraíba na reestruturação dos órgãos operativos das forças de segurança do Estado, desde a parte da infraestrutura (entrega de novas delegacias, nova Acadepol, UPS); entrega de viaturas, armamento, munição, promoções de policiais, bonificação, qualificação dos servidores, entre outras ações. “Lembro que o secretário de Segurança nos disse que assim que assumiu a pasta teve que pedir munição emprestada ao Estado de Pernambuco, os carros quebravam, pois eram velhos demais, hoje a realidade é outra, completamente diferente”, ressaltou Rômulo Gouveia.

Ao final da palestra o vice-governador respondeu aos questionamentos dos participantes, que realizaram perguntas em áreas diversas, foi homenageado e agradeceu pela oportunidade de mostrar os investimentos e a ação do Governo na Paraíba. “É uma honra vir aqui e expor, debater e ouvir sobre nosso Estado. É muito importante para que possamos ampliar esse debate e, ao mesmo tempo, mostrar a todos o momento extraordinário que vive a Paraíba”, finalizou o vice-governador.

O venerável mestre José Antônio, agradeceu a participação do vice-governador na sessão solene. “A exposição do vice-governador foi esclarecedora, pertinente e inspiradora”, afirmou.