João Pessoa
Feed de Notícias

Rômulo Gouveia prestigia posse de cônsul americana no Recife

sexta-feira, 23 de setembro de 2011 - 15:43 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

Rômulo Gouveia prestigia posse da nova cônsul Usha Pitts. Foto: João Francisco/Secom-PB

O Consulado Americano e a Câmara Americana de Comércio (Amcham) promoveram, na noite desta quinta-feira (22), um coquetel de recepção à nova cônsul dos Estados Unidos no Nordeste, Usha E. Pitts. Presente ao evento, que aconteceu no restaurante La Cuisine do empresarial JCPM Trade Center, no Recife (PE), o governador em exercício da Paraíba, Rômulo Gouveia, ressaltou a importância do estreitamento das relações do seu Estado com o Consulado Americano, e, por consequência, com os Estados Unidos.

“A Paraíba sempre manteve uma boa relação com o Consulado dos Estados Unidos em Pernambuco. Eu vim dar as boas vindas à nova cônsul Usha Pitts e, com isso, dar o primeiro passo no sentido de estreitar a relação entre a Paraíba e o país que ela representa na região Nordeste”, observou, manifestando o interesse da Paraíba em receber a visita da cônsul Usha Pitts para estabelecer algumas parcerias e intercâmbios, especialmente nas áreas de educação, cultura e comércio.

A possibilidade de realização do interesse manifestado pelo governador interino da Paraíba ganhou reforço nas palavras da própria Usha Pitts ao assumir a sucessão do ex-cônsul Cristopher Del Corso, que completou seu mandato de três anos e já retornou aos Estados Unidos. Afirmando que “servir no Brasil é uma grande benção”, ela garantiu que, nos três anos de trabalho que realizará no Consulado dos Estados Unidos no Nordeste, vai se esforçar para expandir as relações entre os Estados da região (exceto a Bahia, que não faz parte de sua jurisdição) e os Estados Unidos.

Sobre a relação comercial, a nova cônsul observou que os poucos vôos diretos e o baixo fluxo de bens entre os EUA e o Nordeste brasileiro indicam uma tímida presença norte-americana na região. “Espero, nesses três próximos anos, mudar essa realidade”, afirmou, acrescentando também entre os seus objetivos o incremento do turismo com vistas à Copa do Mundo de 2014.