João Pessoa
Feed de Notícias

Rômulo Gouveia participa da abertura do ano legislativo na Assembleia

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013 - 10:34 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

O vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, representou o governador Ricardo Coutinho durante a retomada de atividades da Assembleia Legislativa (ALPB), realizada na tarde dessa segunda-feira (18), iniciando o terceiro ano da 17ª legislatura. Com a presença dos 36 parlamentares, a sessão de abertura dos trabalhos foi iniciada às 16h pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, Edmilson Soares (PEN), representando o presidente da Casa, o deputado estadual Ricardo Marcelo (PEN) que, por motivos de saúde não compareceu.

Edmilson Soares presidiu o início da sessão reafirmando o compromisso dos parlamentares com o povo paraibano e a meta das 400 mil assinaturas da Campanha SOS Seca, que será brevemente entregue à presidente da República, Dilma Rousseff. Em seguida, o deputado estadual Trócolli Júnior leu a mensagem de abertura do presidente da Casa, Ricardo Marcelo. “Pedimos que os parlamentares reassumam a dedicação e o compromisso de defender a Paraíba. Nós ultrapassamos a barreira das proposituras e nos engajamos diretamente com a causa do povo paraibano”, declarou, pedindo o empenho dos parlamentares para que os trabalhos sejam pelo bem comum e, assim, a jornada seja continuada.

A leitura da mensagem com as metas do Executivo para o ano de 2013 foi lida, logo após, pelo vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, representando o governador Ricardo Coutinho. Foi apresentado o balanço da gestão 2012 nas diversas áreas entre as principais como segurança, saúde, educação e infraestrutura. O vice-governador pediu ainda o retorno à Casa da votação da matéria da Cagepa. “É muito importante tratarmos do saneamento da Cagepa e vamos pedir a compreensão tanto da oposição quanto da situação, pois todos os assuntos são de interesse da Paraíba e quem ficar contra ficará na contramão da história”, disse.

Rômulo Gouveia revelou que o primeiro ano de gestão foi um momento de equilíbrio fiscal e da folha de pessoal para que fossem retomados os investimentos necessários à Paraíba. Após este período, muito trabalho foi realizado, visando o crescimento do Estado. Para diminuir as desigualdades sociais, o governo realizou o pagamento do abono natalino e Bolsa Família, bem como anunciou a data base do reajuste dos salários dos servidores da segurança, educação e saúde, gerando um aumento na folha de pagamento de R$ 188 milhões.
Ele lembrou ainda que o indicador econômico do Estado melhorou devido aos investimentos em infraestrutura, o aumento da malha viária que tem retirado muitos municípios da situação de isolamento, a construção do binário de Bayeux e Jacumã, construção de barragens para garantir água aos consumo humano e produção industrial e a geração de emprego e renda no ramo hoteleiro através da ampliação do número de leitos, trazendo a Paraíba para o ranking do turismo nacional.

Em relação à segurança, o vice-governador destacou a redução da violência. “Reduzimos em 13% a violência na Região Metropolitana de João Pessoa com a implantação das Unidades de Polícia Solidária e do monitoramento mensal junto à Secretaria de Segurança Pública”, revelou, anunciando a entrega, em breve, da nova Acadepol e Central de Polícia.

Saúde e Educação – Outras ações importantes realizadas em 2012 pelo atual governo foram os investimentos da ordem de R$ 800 milhões na área de saúde, com a entrega e reformas de hospitais, construção de leitos, reforma da Funad, início da construção da AACD em Campina Grande, e entrega de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Na educação, houve a doação de tablets pra estudantes do Ensino Médio, a abertura de 100 mil novas vagas na rede pública de ensino, entrega de 223 novos ônibus escolares, construção de escolas técnicas e a valorização do magistério através de títulos como os Mestres da Educação.

Com o objetivo de desenvolver ações para amenizar o sofrimento de quem convive com a estiagem, foi criado o Comitê Integrado de Combate à Seca, que tem trabalhado junto ao Governo Federal através de medidas emergenciais e planejamento futuro para garantir o futuro hídrico da população e combater desertificação. Entre as ações pode-se destacar a distribuição de carro pipas e ração animal, perfuração de poços, bolsa estiagem e banco de sementes. A aplicação do plano Político de Resíduos Sólidos, além da contratação de quase 10 mil funcionários públicos até o final da gestão em 2014 foram outros temas abordados.

Ainda esteve presente compondo a mesa, o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro Humberto Porto, e o coronel José Neto, representando o general de brigada Carlos Alberto Teixeira, comandante do 1º Grupamento de Engenharia, com sede em João Pessoa. As atividades do legislativo foram retomadas na manhã desta terça-feira (19).