Fale Conosco

11 de junho de 2013

Rômulo Gouveia e Estela Bezerra visitam UPS do bairro de Mandacaru



romulo e sec de comunicacao visita ups mandacaru foto jose lins 391 270x202 - Rômulo Gouveia e Estela Bezerra visitam UPS do bairro de MandacaruA Unidade de Polícia Solidária (UPS), do bairro de Mandacaru, em João Pessoa, tem contribuído com a redução dos índices de criminalidade naquela comunidade. Em relação ao primeiro semestre de 2011 e de 2012, a redução é acima de 10% este ano no caso de crimes violentos, letais e intencionais, segundo informou o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Almeida Martins.

Nesta terça-feira (11), a UPS de Mandacaru recebeu a visita do vice-governador Rômulo Gouveia e da secretária de Comunicação Institucional, Estela Bezerra, além de representantes de instituições e entidades parceiras da unidade e da comunidade.

romulo visita ups de mandacaru foto jose lins 47 270x202 - Rômulo Gouveia e Estela Bezerra visitam UPS do bairro de MandacaruRômulo Gouveia avaliou que os resultados das nove Unidades de Polícia Solidária implantadas em João Pessoa e e outras duas instaladas em Campina Grande pelo atual Governo são positivos. “Nós já temos resultados significativos. O trabalho das unidades solidárias tem uma integração muito forte com as comunidades, a exemplo de Mandacaru e Padre Zé”, afirmou.

O vice-governador destacou o papel dos parceiros da Polícia Militar como o Detran, o Sindicato dos Taxistas de João Pessoa, o projeto Uma Nota Musical que Salva, dentre outros atores sociais. “A polícia não é só para prender, faz também um trabalho pedagógico, educativo, com diálogo, e a meta do governador Ricardo Coutinho e minha é no sentido de ampliar o número de Unidades de Polícia Solidária pelo Estado afora”.

sec da secom estela isabel visita ups mandacaru foto jose lins 11 270x202 - Rômulo Gouveia e Estela Bezerra visitam UPS do bairro de MandacaruA secretária Estela Bezerra, por sua vez, destacou os benefícios que o projeto da UPS leva às comunidades. “O projeto modifica a relação da comunidade com a polícia e modifica a visão da segurança pública feita pelo Estado dentro das comunidades. A UPS modificou a realidade aqui de Mandacaru, baixou de 2011 para cá de forma impressionante os índices de homicídios e depoimentos de taxistas apontam que diminuiu também a incidência de crimes contra esse segmento de trabalhadores. Então o resultado é extremamente positivo”, declarou.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de João Pessoa, Antonio Henriques Filho, fez questão de cumprimentar Rômulo Gouveia e Estela Bezerra para agradecer pelos resultados positivos que alcançados pelas UPS na capital. “Com certeza, com a implantação da Polícia Solidária diminuiu muito o índice de assaltos e tentativas contra nossos taxistas. Em 2011, foram registrados 28 assaltos e até morte. Em 2012, o índice caiu para oito assaltos e esse ano até agora apenas três casos. Eu atribuo ao grande trabalho que a polícia vem fazendo”, enfatizou. Ele elogiou ainda a abordagem feita aos taxistas com os passageiros, cuja ação, segundo afirmou, tem contribuído com a queda da violência contra esses profissionais.

sec da secom estela isabel visita ups mandacaru foto jose lins 46 270x202 - Rômulo Gouveia e Estela Bezerra visitam UPS do bairro de MandacaruO tenente coronel Almeida Martins afirmou que a visita das autoridades à UPS de Mandacaru, que será feita às demais unidades, representa o reconhecimento do trabalho realizado pelos policiais militares junto às comunidades. “Precisamos melhorar, mas avançamos muito e essa visita do vice-governador Rômulo e da secretária Estela Bezerra é um estímulo desses agentes de segurança que cada vez mais estão mais próximos da comunidade”, disse.

A presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Região de Mangabeira, Abimadabe Vieira, destacou a necessidade das UPS serem visitadas pelas autoridades como forma de proporcionar uma maior integração governo/população. “Essa visita de Rômulo e Estela é muito significativa para esses atores de segurança pública e a sociedade civil”, afirmou Abimadabe.

O comandante da UPS de Mandacaru, capitão PM Antonio de Sousa Santos, acredita que as visitas das autoridades se traduzem em futuras novas parcerias porque mais pessoas, mais ideias surgirão com o objetivo de contribuir com o trabalho da Polícia Militar. “Essa visita eu vejo como uma ação de Estado no bairro de Mandacaru”, comentou.

sec da secom estela isabel visita ups mandacaru foto jose lins 48 270x202 - Rômulo Gouveia e Estela Bezerra visitam UPS do bairro de MandacaruMúsica como inclusão social – Depois da apresentação do coral da ONG ‘Uma Nota Musical que Salva’, a secrtária Estela Bezerra comentou que “a sociedade também tem muito a fazer na construção desse ambiente protegido, que não é somente aquele com polícia ostensiva, mas o ambiente protegido e seguro, onde você tem paz e harmonia e o cidadão de bem, a criança, o idoso ocupam os espaços públicos, espaços de todos nós”.

O projeto Uma Nota Musical que Salva surgiu em Mandacaru no ano de 2011 com a proposta de ensinar música a crianças e adolescentes do bairro numa ação de inclusão social para que elas não se tornem vítimas das drogas. Foi idealizado pelo casal Lauriceia e Severino e tem como apoiadores o Detran, a Polícia Militar, o Sindicato dos Taxistas de João Pessoa, Polícia Rodoviária Federal, comerciantes e ganhará novos parceiros em breve, a exemplo da Capitania dos Portos da Paraíba.

Polícia Solidária – Atualmente existem 10 UPS em todo o Estado – nove em João Pessoa e uma em Campina Grande. A instalação dessas unidades nos bairros permite agilizar o atendimento nessas áreas, promovendo uma melhor aproximação junto à comunidade. A população pode acionar diretamente os policiais de plantão usando a ‘Linha Direta’. Dessa forma, não é necessário ligar primeiro para o Ciop.

EM JOÃO PESSOA

UPS do Alto do Mateus: (083) 8879-2590

UPS de Mandacaru: (083) 8619-2213

UPS da Bola na Rede: (083) 8716-7927

UPS do São José: (083) 8628-7040

UPS da Bela Vista: (083) 8797-2717

UPS Jardim Planalto: (083) 8835-1228

UPS Róger: (083) 8714-0119

UPS Jaguaribe: (083) 8818-5369

UPS Geisel:(083) 8806-9501

EM CAMPINA GRANDE

UPS Mutirão: (083) 8820-7211

UPS Pedregal: (083) 8864-1483