João Pessoa
Feed de Notícias

Rômulo Gouveia debate desigualdades intrarregionais na Fiep

quinta-feira, 18 de julho de 2013 - 17:53 - Fotos: 

O vice-governador Rômulo Gouveia participou, nesta quinta-feira (18) da Mesa Redonda com a Comissão Executiva do Movimento Integra Brasil, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. O tema do debate foi “As desigualdades intrarregionais na economia nordestina: soluções e encaminhamentos”.

Rômulo defendeu a redução das desigualdades regionais com novas intervenções econômicas e negociações políticas, por meio da mobilização do setor produtivo, instituições públicas e privadas. Ele enfatizou que Governo do Estado já adota uma política de desenvolvimento regional interno com o Pacto pelo Desenvolvimento Social, que em dois anos está destinando cerca de R$ 150 milhões para os municípios, principalmente nas áreas de educação e saúde, além dos outros investimentos em rodovias, adutoras, esgotamento e saneamento básico e incentivo à economia local.

O Governo da Paraíba apoia esta iniciativa até porque defendemos um novo pacto federativo. Estamos também reafirmando a defesa da inclusão da Paraíba na Ferrovia Transnordestina, como forma de contribuir para a redução da desigualdade intrarregional”, explicou o vice-governador.

Por sua vez, o secretário do Planejamento, Gustavo Nogueira, que preside o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), foi o relator geral do evento. Ele destacou que o Movimento Integra Brasil tem como meta, para os próximos 20 anos, tornar a região Nordeste responsável por 70% do Produto Interno Bruto – PIB per capita do Brasil. O secretário executivo da Interiorização da Ação do Governo, Moacir Barbosa Rodrigues, também participou da mesa redonda.

O Integra Brasil surgiu no Estado do Ceará, através da iniciativa do CIC – Centro Industrial do Ceará, que é presidido por Nicolle Barbosa. “A nossa intenção é diminuir as desigualdades econômicas e sociais entre as regiões brasileiras. Visamos uma ação política bem fundamentada em dados, informações e analises técnicas, de maneira que exista a participação de toda a sociedade, nesse processo. Vamos construir um Plano de Ação Político, com capacidade para dizer para o Brasil que o Nordeste quer o lugar que ele deve ter dentro do processo de desenvolvimento do país”, disse Nicolle, que mediou os debates juntamente com presidente da Fiep, Buega Gadelha.

Sede da PF – Ainda em Campina Grande, o vice-governador Rômulo Gouveia prestigiou a inauguração da Delegacia da Polícia Federal, na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro do Mirante. Na oportunidade, ele disse que a Secretaria de Segurança Pública vai trabalhar de forma articulada com a Polícia Federal no combate ao crime organizado.