João Pessoa
Feed de Notícias

Rômulo Gouveia abre Feira de Mulheres Artesãs em João Pessoa

quinta-feira, 13 de março de 2014 - 12:14 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

O governador em exercício, Rômulo Gouveia, abriu nessa quarta-feira (12), no Centro Turístico Tambaú, na Capital, a III Feira de Mulheres Artesãs da Paraíba. O evento acontece até esta sexta-feira (14) e reúne trabalhos de 160 artesãs de 35 cidades do Estado. Durante a abertura, Rômulo Gouveia destacou a importância social do Programa de Artesanato na Paraíba, que gera emprego e renda, além de dar oportunidade de mostrar o talento do artista paraibano.

De acordo com Rômulo Gouveia, o Governo do Estado continuará intensificando os investimentos no Programa de Artesanato, com cursos de capacitação e apoio em linhas de crédito do programa Empreender. Ele reiterou a propósito do Governo do Estado de continuar incentivando o programa, coordenado pelo Centro de Apoio e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Cendac), tornando-o ainda mais competitivo no mercado.

A artesã Ana Lúcia Siqueira Cavalcanti, de João Pessoa, que trabalha com renascença desde os nove anos de idade, disse que nunca teve outra fonte de renda. “Sempre trabalhei com artesanato, que tem sido o sustento da minha família”. Ana Lúcia aprendeu a arte do artesanato com senhoras do sítio Cafundó, em Pernambuco, onde morava quando criança.

No evento, estão expostos trabalhos em renda renascença, cipó, escama de peixe, algodão colorido, esculturas, renda labirinto, batique, caixas decorativas, arte provençal, bonecas de pano, entre outros. Há ainda apresentações culturais e uma tenda para massagem facial, massagem corporal, limpeza de pele, designer de sobrancelha e corte de cabelo. A Delegacia da Mulher também está presente, fazendo atendimento e orientando as mulheres.

Nessa terceira edição da Feira de Artesã, prevemos um aumento no número de vendas em função da localização, por ser realizada em um ponto turístico e em função do número de participantes”, disse a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório. Segundo ela, as mulheres são maioria no artesanato paraibano e esse crescimento na participação só tende a aumentar.