João Pessoa
Feed de Notícias

Rômulo estreia programa e fica entre os mais comentados do Twitter

quarta-feira, 19 de outubro de 2011 - 09:11 - Fotos:  Cláudio Góes/Secom-PB

O vice-governador Rômulo Gouveia estreou, na noite desta terça-feira (18), o programa “Plenária Itinerante”, transmitido ao vivo, via internet, pela página virtual do Governo do Estado. O primeiro programa foi realizado em Campina Grande, terra do vice-governador, e, durante pouco mais de uma hora, Rômulo respondeu a perguntas de internautas e da plateia, que encheu o auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade.

Os temas educação, concurso público e estradas foram os mais recorrentes, e o acesso de internautas interagindo com o programa, via Twitter, por meio da hashtag #plenariacg, fez com que o “Plenária Itinerante” entrasse para os Trend Topics de Campina Grande naquela rede social – ou seja, o programa ficou entre os assuntos mais comentados na rede social, naquele momento.

Ao responder à população, Rômulo Gouveia reafirmou o compromisso do Governo em relação aos concursos públicos, lembrando que o Estado já chamou concursados na área de educação e na Cagepa, por exemplo, e que o governador Ricardo Coutinho, recentemente, anunciou que o Governo fará concurso para mais de mil professores. “Só nestes primeiros nove meses, já recuperamos mais de 300 escolas em todo o Estado”, afirmou.

Estradas – Via Twitter, e no próprio auditório, muita gente quis saber sobre a recuperação das estradas, muitas delas danificadas por causa das chuvas do inverno passado. Rômulo disse que o Governo encontrou uma malha rodoviária bastante danificada, mas que a atual gestão investe na recuperação de quase mil quilômetros e na abertura de aproximadamente 900 km de novas estradas.

Segundo ele, a prioridade do governo de Ricardo Coutinho é construir estradas que liguem cidades às rodovias federais. Ele disse ainda que há um investimento de R$ 10 milhões na compra de equipamentos para o Departamento de Estradas e Rodagens (DER). “Não adianta só construir a estrada, é preciso fazer a manutenção, e os últimos equipamentos comprados para o DER foram em 1983, ainda no governo de Wilson Braga”, ressaltou.

Governador interino – Rômulo Gouveia também fez um balanço dos dias em que assumiu interinamente o Governo. “Eu já me sentia governador antes, afinal, estamos fazendo um governo a quatro mãos, eu e o governador Ricardo, com as missões que o governador tem me delegado”, declarou.

Ele também respondeu a perguntas relativas à instalação de uma unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) – sobre a qual ele disse “estar na torcida” – e aos esforços do Governo do Estado para a construção da Alça Noroeste e do Porto Seco, em Campina Grande.

Pacto Social – Pontualmente, Rômulo falou com internautas das cidades de Bayeux e Aroeiras, sobre a instalação de universidades nesses municípios. Ele lembrou que, por Bayeux ser uma cidade muito próxima a João Pessoa e a Santa Rita, que possuem ensino superior, a prioridade do Governo do Estado é seguir investindo no binário que está sendo erguido na BR-230. O mesmo raciocínio valeu para Aroeiras, cuja prioridade, atualmente, é o projeto de estradas e o abastecimento de água.

O vice-governador também falou do apoio do Governo do Estado a iniciativas sociais, como o Clube de Mães de Campina Grande, e dos investimentos no Pacto Social, que poderão beneficiar cidades como Alcantil, em uma segunda fase. Na primeira fase do projeto, foram atendidos 180 municípios, com investimentos da ordem de R$ 50 milhões.

Turismo e tecnologia – Comentou, também, sobre a importância da novela “Aquele Beijo”, que estreou segunda-feira, na Globo, para o turismo da Paraíba, e convidou os internautas para o estande da Paraíba no 39º Congresso da Abav, que acontece nos próximos dias, no Rio de Janeiro.

Rômulo falou ainda sobre a criação da Secretaria de Tecnologia e Inovação, que veio para beneficiar as áreas de ciência e tecnologia do Estado, e também sobre a criação da Secretaria de Cultura, o festival de Areia e os investimentos na área (como a revitalização do Cine São José). Abordou também o tema moradia, com os investimentos do Governo no setor, e o que o Estado tem feito para regularizar os medicamentos do Cedemex.

A estreia do “Plenária Itinerante” em Campina Grande foi prestigiada pelo secretário estadual do Desenvolvimento e Articulação Municipal, Manoel Ludgério, por empresários, líderes comunitários, lideranças políticas e prefeitos de cidades vizinhas. O programa vai ser mensal, cada vez em uma cidade distinta do Estado. A próxima cidade ainda não foi definida.