João Pessoa
Feed de Notícias

Rômulo discute veto ao projeto dos royalties com governadores

terça-feira, 4 de dezembro de 2012 - 18:39 - Fotos: 

O vice-governador Rômulo Gouveia participou nesta terça-feira  (4), em Brasília, da reunião com governadores e representantes de governos de 20 estados que discutiu o veto da presidenta Dilma Rousseff ao artigo 3º do projeto da Lei dos Royalties do petróleo do pré-sal. O artigo reduzia a fatia de recursos destinada aos estados produtores na distribuição dos royalties de contratos em vigor. Por isso, o veto era reivindicado por esses estados, entre os quais Rio de Janeiro e Espírito Santo. A reunião decidiu iniciar um movimento para que se reestabeleça o texto aprovado pelo Congresso, que dava direito aos estados não produtores de receberem parte desses recursos. O vice representou o governador Ricardo Coutinho, que cumpriu agenda na Paraíba ao longo do dia.

De acordo com Rômulo Gouveia, uma série de ações será realizada pelos gestores na defesa da divisão dos royalties. O vice-governador disse ainda que ficou a cargo do governador Tião Viana (AC) transmitir à presidenta Dilma que a movimentação não é contra o governo, mas sim em defesa da Federação. “Estamos tentando fazer entender ao governo federal que todos os brasileiros têm direito aos frutos das riquezas da nação”, destacou Rômulo.

Os governadores decidiram também pressionar o Congresso, por meio das lideranças partidárias e das bancadas estaduais, para que rejeitem o veto quando ele for submetido ao plenário. Para isso, decidiram iniciar ainda nesta terça-feira (4) os contatos necessários com deputados e senadores em Brasília.

Além do vice-governador paraibano Rômulo Gouveia, participaram da reunião no Escritório de Representação do Governo do Ceará os governadores Cid Gomes (Ceará), Tião Viana (Acre), Teotônio Vilela Filho (Alagoas), Jaques Wagner (Bahia), Agnelo Queiroz (Distrito Federal), Marconi Perillo (Goiás), Silval Barbosa (Mato Grosso), André Puccinelli (Mato Grosso do Sul), Wilson Nunes Martins (Piauí), Confúcio Moura (Rondônia) e José de Anchieta Júnior (Roraima). Os governadores do Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Tocantins e Santa Catarina enviaram representantes.